terça-feira, 21 de maio de 2013

FLORIANÓPOLIS : TROFÉU TAINHA - 2013 - James Pizarro

Metuselã Fernandes, popularmente conhecido por "Neném", 56 anos, nascido no balneário do Estreito, em Florianópolis, é figura comprometida com a cultura da ilha. Eu o conheci na Tabacaria/Cafeteria "Vícios e Virtudes", em Canasvieiras, de propriedade dos irmãos advogados Dol Barcelos e Emerson Barcelos. E ficamos amigos, companheiros de cafezinho e ele se transformou em mais um das minhas dezenas de professores da cultura da açoriana e das coisas da ilha.

A família de "Neném" mora ainda no Estreito, na mesma casa há cerca de 70 anos, perto da igreja mais conhecida do balneário, consagrada à Nossa Senhora de Fátima. "Neném", no entanto, mora ao lado de Canasvieiras, na praia Ponta das Canas.

Em Ponta das Canas, "Neném" faz parte de uma grande comunidade de pescadores que cultiva a cultura local, junto com Litinha, Marquinhos, Jucélio, Marcelo, Sandro, "Pescoço" e outros.

"Neném" é integrante de um projeto social em Ponta das Canas, envolvendo os adolescentes do local na prática do futebol. Fazem parte do projeto jogadores do passado, tais como Abenair (que foi jogador do Grêmio, de Porto Alegre), Pinga (ex-jogador do Figueirense) e Roberto (ex-Figueirense e ex-Avaí).

Todos sabem da importãncia e da força do futebol no Brasil, principalmente no meio dos adolescentes. "Neném" me contou : "quando um pescador que fica na beira da praia de olheiro apita e avisa que um cardume de tainhas chegou, a meninada toda abandona o jogo de futebol e vai cuidar de puxar rede, auxiliar na pesca e gritar com a emoção da chegada da tainha".

Diante dessa prioridade da pesca e da cultura ao mar e à tainha, sobrepujando mesmo ao interesse pelo futebol, "Neném" concebeu, trabalhou a idéia e criou em 2009 o "Troféu Tainha", que passou a ser entregue todos os anos para a comunidade que tiver pescado o maior número de tainhas. O troféu é sempre entregue na última semana do mês de julho.

Os pescadores de todas as comunidades se mobilizam durante o período que vai de 15 de maio a 31 de julho, conhecido como "safra da tainha". O Troféu Tainha visa resgatar a cultura açoriana, homenagear a praia que mais pescou tainhas e, a cada ano, homenagear uma figura comprometida com a cultura da ilha. Assim é que já foram homenageados Seixas Neto (2009), Cacau Menezes (2010), prof. Nereu do Vale Pereira (2011) e o proprietário do famoso Bar do Arante, na praia do Pântano do Sul, "Seo"Arante José Monteiro, foi o homenageado em 2012. Em 2013 é homenageado o manezinho mais ilustre da ilha, Gustavo "GUGA" Kurten.

As praias ganhoras do Troféu Tainha foram :

a)- 2009 : Praia dos Ingleses, com 96.430 tainhas.
b)- 2010 : Praia da Lagoinha, com 36.800 tainhas.
c)- 2011 : Praia da Lagoinha, com 40.920 tainhas.
d)- 2012 : Praia do Santinho, com 6575 tainhas.

O Troféu Tainha é uma criação da LUDWIG FUNDIÇÃO, tradicional fundição situada no Bairro Bela Vista, onde a família de artesãos mora num castelo de pedra. O troféu é fabricado com alumínio fundido e polido. Cada praia ganhadora fica com o troféu em definitivo, o que leva a fundição a fabricar todo ano mais uma peça.

"Neném" é uma figura especial, educado, sereno, sempre falando sobre as coisas da ilha, distribuindo camisetas concernentes à cultura da cidade. Eu mesmo já ganhei uma camiseta sobre pesca da tainha e outra camiseta do "Berbigão do Boca", um dos mais tradicionais blocos do tradicional carnaval de Florianópolis.

Figuras como "Neném" fazem mais pela cultura da ilha - de maneira voluntária e desprendida - do que muita autoridade engravatada que ganha para fazer e não o faz. Faço este registro sobre este meu querido amigo, pois ele merece ser reconhecido.

Sou um gaúcho que adotou a ilha como sua morada. Amo a ilha. Escrevi já centenas de artigos de divulgação sobre a ilha. E sei reconhecer seus grandes valores humanos.

Parabéns, "Neném" ! Tu és um grande valor da cultura dessa terra !

Um comentário:

Anônimo disse...

sua descriçao é tao rica que dá vontade de conhecer.