terça-feira, 16 de julho de 2013

SAPIENS PARQUE/APESCAN *

* Por José Luiz Sardá
Geógrafo e Gerente Regional de Projetos Especiais
SDR da Grande Florianópolis
 
********************************

Hoje o Sapiens Parque é uma realidade, empreendimentos estão sendo construídos e outros previstos para médio e longo prazos. O Centro de Convenções de Canasvieiras também irá propiciar um marco histórico na região. Surgirão novas possibilidades de negócios. Vislumbro um novo turismo para Florianópolis e em especial para região Norte da Ilha. Um turismo sério, equilibrado, profissional e constante para os setores turísticos e econômicos na região.
Diante deste quadro promissor que irá gerar novos produtos e serviços a sociedade, a diretoria da Associação de Pescadores de Canasvieiras - Apescan, apresentou a direção do Sapiens Parque uma proposta de cunho socioambiental que consiste em mitigar a extinção da espécie peixe robalo, objetivando o repovoamento da espécie na Baía de Canasvieiras, rios e lagoas da Bacia hidrográfica do Rio Ratones, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades pesqueiras da região.
A idéia é introduzir a reprodução dessa espécie e de outros peixes nos dois lagos que estão sendo construídos no Sapiens Parque. Posteriormente o repovoamento, atividades de educação ambiental e de lazer. As associações de pescadores da região seriam parceiras neste projeto, formando cooperativa, construindo açudes e viveiros tanques-redes para a engorda, consumo próprio e comercialização. A Prefeitura Municipal de Florianópolis através da (Secretaria da Pesca e Maricultura, Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis – Igeof, Secretaria da Educação, Secretaria de Turismo e Esporte) seriam parceiras no planejamento e execução, buscando dinamizar a economia e o potencial desta atividade.
Este projeto propiciaria aos pescadores artesanais de Canasvieiras e região a viabilização econômica da atividade extrativista da pesca, potencializando a geração de emprego e renda, numa relação direta de parceria entre estes profissionais, atendendo restaurantes, bares e hotéis da região.
Torço pelo sucesso, por tratar-se de um projeto que promove o desenvolvimento econômico e socioambiental, aproximando a comunidade do Sapiens Parque. Idéias desta natureza devem ter apoio das autoridades e dos gestores públicos, pois irá gerar potencialidades e possibilidades para uma melhor qualidade de vida aos pescadores e moradores da Região Norte da Ilha.
Necessário ainda a parceria da Fundação Certi, Fatma, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Estado de Agricultura e da Pesca, Epagri, Cidasc, Ufsc, Udesc, Acif, Associações de Moradores e entidades representativas da Região.

Nenhum comentário: