quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

COLUNISTAS

O beija-flor (2016)

James Pizarro
por James Pizarro em 31/12/2015
Compartilhar:
Mais opções
Pois a Iracema Dantas de Araújo é uma grande amiga que conheci, ao acaso, no mundo virtual. É professora, escritora, tradutora. Atenta a tudo que se passa no mundo. Seu marido é gaúcho e colorado de carteirinha! Eles residem em Goiânia, Goiás. Alma sensível, Iracema é engajada nas lutas ecológicas e de defesa de animais, não raro estando nas páginas dos jornais de Goiânia com seus textos.
Gentilmente, mandou-me seu último livro em edição bilíngue. Por sua interferência já tive textos meus publicados na imprensa de Goiânia. Está aqui no sofá da minha sala a almofada vermelha que ela mandou de presente para a minha mulher, assim como pendurada no teto está a mandala também vermelha enviada por ela. Vera Maria retribuiu com toalhinha com o nome de Iracema bordado.
Enfim, somos amigos reais sem nunca termos nos visto. Recebi e-mail dela contando sobre a singela história ocorrida na rua com um amigo russo que mora em Goiânia, chamado Dimitri, casado com Iraci. Vou transcrever a história do Dimitri, que se naturalizou brasileiro aos 74 anos, pelo que ela tem de delicada, terna e bela numa época onde a violência infesta qual praga os noticiários da mídia.
Este é o e-mail que Dimitri escreveu para Iracema: “Iracema, ... toda tardinha vou comprar pão no supermercado da 23, na esquina tem muitos fios de energia, e tem sempre beija-flor pequeno, preto, c/rabinho em forma de tesoura, eu paro e dou um chauzinho c/2 dedos, o indicador e o médio, pois o beija-flor hoje deu um leve trinado e sacudiu o rabinho; eu repeti o chauzinho pra ver o que acontece; o passarinho repetiu o trinado e sacudiu o rabinho de novo. Vê como é a natureza!! Ficamos amigos! abço dimitry/iraci”
Meus Deus !!! Quiçá para cada soldado que se mata estupidamente na Síria ou no Estado Islâmico existissem mil Dimitris pela face da Terra e um milhão de Iracemas em cada canto do planeta! A vida estaria salva!
Desejo que todos os meus leitores e conterrâneos - no ano de 2016 - tenham a vida embalada pela gentileza de um beija-flor amigo. Pela ternura da amizade de uma Iracema. E pelo coração de menino de um Dimitri. Sejam felizes e saudáveis em 2016.
James Pizarro

Nenhum comentário: