quinta-feira, 27 de outubro de 2016

TIVICO - James Pizarro (jornal A RAZÃO, 27/10/2016).



COLUNISTAS

Tivico



James Pizarro

por James Pizarro em 27/10/2016
Compartilhar:
Mais opções
Tivico era o músico militar mais popular na década de 50 em Santa Maria, RS. Tocava na famosa banda do Sétimo Regimento de Infantaria, mais conhecido por Regimento “Gomes Carneiro”. O povo simplificou tudo chamando simplesmente de “Banda do Sétimo”.
O “Sétimo” ficava na Borges de Medeiros, quando esta encontra a rua Dr. Bozano. A banda era responsável por memoráveis retretas no coreto da praça Saldanha Marinho. Uma vez por semana, ao redor das 17 horas, a banda ocupava o coreto e tocava músicas populares brasileiras, além de hinos e dobrados, para o deleite de centenas e centenas de santa-marienses que, extasiados, escutavam com atenção.
Tivico era um tipo excêntrico e responsável por inúmeras histórias que a cidade contava a seu respeito. Lembro de duas.
A banda do Sétimo tinha por mascote um carneiro, que ía na frente da banda, acompanhado por um militar. Certo dia, todo mundo achou falta do carneiro. Instauraram inquérito e descobriram que o Tivico tinha feito um suculento churrasco com o pobre animal. Ouviu poucas e boas do general...
Tivico tinha prole numerosa. E queria colocar os filhos mais velhos a trabalhar. Ficou sabendo no quartel que a mulher do general precisava de um funcionário para trabalhar na casa e arrumar o pátio,cuidar do jardim, etc... Tivico, que tinha o hábito de usar termos rebuscados e falar difícil, foi à casa do general. Quem atendeu foi a mulher do general que, estarrecida, ouviu de cara o Tivico indagar:
“ - Queres ter um filho meu?”
Desta vez parece que pegou cadeia.

Nenhum comentário: