sexta-feira, 14 de outubro de 2016

VARIEDADES - James Pizarro (artigo para A RAZÃO em 14/10/2016)


COLUNISTAS

Variedades


James Pizarro

por James Pizarro em 14/10/2016
Compartilhar:
Mais opções
HORA EXTRA - Foi publicado na revista “European Hearth Journal” pesquisa médica resultante de uma experiência feita com 6000 funcionários públicos da Inglaterra. A pesquisa não levou em conta os tradicionais fatores de risco cardíaco (fumo, obesidade, sedentarismo,etc...). Se ateve apenas ao número de horas que o funcionário trabalhava durante o dia além das 8 horas costumeiras. Conclusão do trabalho: trabalhar entre 10 e 12 horas por dia,em vez das 8 horas habituais, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 60 %! Então, que se cuidem os que costumam fazer hora-extra. E também abram o olho os que se orgulham de trabalhar demais. Ponham a barba de molho os famosos ‘work holics”, os viciados em trabalho. O que se pensava ser uma virtude é, na realidade, um atestado de óbito em potencial.
CENSURA - Em 2002, no Paquistão, foi assassinado o jornalista norte-americano Daniel Pearl, do “Wall Street Journal”. O presidente Barack Obama sancionou em maio de 2010 uma lei que exige que o Departamento de Estado descreva com minúcias a situação da liberdade de imprensa no mundo. O governo dos EUA, por esta lei, identifica os países que violam a liberdade de imprensa e publica seus nomes e situações no relatório anual sobre os direitos humanos. Com muita justiça esta nova lei norte-americana foi batizada de “Lei Daniel Pearl”. Provavelmente, o Brasil vai figurar entre os países pesquisados porque há censura de blogs, censura de comentaristas de TV, há mais de 300 dias esteve sob censura o “Estadão”, etc... Mas na Constituição Brasileira consta que a censura está completamente abolida desde 1988. Bonito, não é?
INDICAÇÃO - Eu gosto muito de ler a “Folha de São Paulo”, talvez um dos melhores jornais do país, segundo minha modesta opinião. O jornal tem um caderno especial, chamado “Equilíbrio”, onde semanalmente escreve uma antropóloga, Miriam Goldenberg. No jornal também colabora um talentoso cartunista, Adão Iturrusgarai. Pois os dois - antropóloga e cartunista - se reuniram e acabam de lançar um livro intitulado “Tudo que Você Não Queria Saber sobre Sexo”, editado pela Record, com 240 páginas, que está sendo vendido por R$ 44,90. Temas como sexualidade, infidelidade e casamento, corpo e felicidade, etc...abordados/escritos pela antropóloga são magnificamente ilustrados por cartuns e tiras coloridas do cartunista. Fica aqui minha sugestão para quem quiser se instruir sobre o tema e dar boas risadas sobre o mesmo.
MELANCOLIA – Notícia que me deixou triste foi sobre a exploração sexual de adolescentes indígenas no Amazonas. Na cidade amazonense de São Miguel da Cachoeira, que faz fronteira com a Colômbia, qualquer homem compra a virgindade de uma menina índia e paga 20 reais, um celular, uma caixa de chocolates ou uma peça de roupa de grife. Já foram denunciados como compradores nove senhores casados da alta sociedade, entre os quais um vereador. Que o Diabo conserve a alma desses senhores encerrada por mil anos numa guampa de mijo no fundo do inferno !!!

Nenhum comentário: