sábado, 4 de setembro de 2010

A VIDA QUE SE ESVAI...

A turma entrou na UFSM em 1963. Quase todos pobres. Ou de classe média baixa. Dois ou três de famílias bem postas financeiramente.
Mas todos amigos. Alegres. Parceiros de caminhada.
Cheios de vontade de mudar o mundo.
Nunca alguém sentiu qualquer diferença de classe social.

Veio a formatura. Ano de 1966. Cinema Glória cheio. Reitor Mariano da Rocha e seu discurso costumeiro. Enaltecendo a UFSM. Fazendo profissão de fé nos formandos. Tocando no sentimento dos familiares.

Passaram-se os anos. A turma tomou por hábito fazer encontros periódicos.
De cinco em cinco anos era certo o almoço e janta no Restaurante Augusto.
Todos vinham de todos os rincões do país.
Alguns casados. Com filhos. Felizes. Assim foi nos dez anos de formatura.
Vinte anos. Trinta anos. Quarenta anos.

Na reunião dos quarenta anos de formados quinze já haviam morrido. Uns estavam aposentados. Outros haviam abandonado a profissão. Outros estavam doentes. Uns viraram alcoólatras. Outros estavam no segundo ou terceiro casamento. Um tinha assumido sua homossexualidade. Outro não tinha dinheiro para pagar o galeto e a bebida. Pediu emprestado para os colegas. O mais pobre da turma tinha se transformado em prefeito e defendia o Maluf. Logo ele que, quando estudante, era ardoroso defensor do Brizola. Ficou calado durante o encontro. Engravatado. Empertigado. Solene. Logo ele, que assistia as aulas no campus da UFSM de sandálias.

Chegou a época da festa dos cinquenta anos de formatura. Ninguém mais entrou em contato. O mentor das festas, organizador dos encontros, morreu.
Os ideais morreram. A juventude se foi. O carater mudou. O quadro de formatura na parede do prédio da faculdade está cheio de mofo.

E pelos corredores apenas o silêncio.

********************************
AUTOR : James Pizarro

4 comentários:

Rosamaria disse...

Que pena, Pizarro, ter acontecido isso com teus colegas! Os encontros são sempre para rever amigos e relembrar tempos bons.
Ano passado o Tabajara se reuniu com sua turma para comemorar os 50 anos de formatura e foi uma festa maravilhosa. Dá uma olhada aqui:
http://rosacc60.blogspot.com/2009/12/50-anos-de-odontologia-encontro.html
Um abraço.

antes que a natureza morra disse...

Rosamaria :

Mas eu não disse que a turma era a minha...rssss

Um abração

JP

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
********************************
From: Rosamaria Costa
Sent: Sunday, September 05, 2010 10:56 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: Re: [JAMES PIZARRO] Novo comentário em A VIDA QUE SE ESVAI....


Oi, Pizarro!
Depois que eu enviei o comentário me dei conta que não poderia ser a tua turma, hehehe. Foi patetice minha, pois não tens idade pra ser formado há 50 anos. Desculpa.
Abração.
Rosa

derli baltasar castagna paim disse...

À primeira leitura, também imaginei que você estivesse se reportando a sua própria formatura. Como costumo ler sempre mais de uma vez, logo observei tratar-se de ficção ou se realidade, referindo-se a outra turma. Abrçs. DPaim