terça-feira, 14 de agosto de 2012

OUSAR...É DISSO QUE A VIDA GOSTA ! - James Pizarro


Este livro é praticamente um registro "tupiniquim" da minha geração, só que escrito sob o ponto-de-vista da juventude norte-americana. Eu, pessoalmente, me identifico demais com o narrador do livro (Sal Paradise) pelo seu amor ao jazz, à literatura e pela vontade de escapar de Santa Maria, RS...e correr o mundo. Se tivesse saído do interior gaúcho, adolescente e sozinho, não sei se estaria ainda vivo. Depois de formado, fui chantageado a ficar,embora tivesse tido oportunidades para uma bolsa de estudos de dois anos na Holanda...depois, um convite para dar aula na Universidade da Paraíba e morar em João Pessoa...depois,ficar em Curitiba dando aula no Cursinho Bardal...e depois...depois...depois... Fui coagido pela família a ficar...enfim, fui domesticado pelo sistema vigente à época. E não culpo ninguém. Pois eu me submeti. Não tinha a devida dose de revolta e loucura. Fiquei a vida inteira numa cidade onde muitos ainda praticam o esporte de cuidar da vida de todo mundo. Convivendo com a inveja, ciume, vaidades, suscetibilidades.  E - principalmente - onde a visão curta de muitas pessoas não lhes permite a pacífica convivência com os diferentes. Isso deve ocorrer em todas as cidades interioranas, eu sei. Tanto é verdade que me tornei um excêntrico,um maldito (no julgamento de muitos velhos da paróquia). Embora fosse considerado um destemido, um desbravador, um polêmico (na visão dos meus alunos). Sempre terei esta dúvida : se fiz bem ou se fiz mal em ficar tanto tempo...rsssss Mas consertei tudo na velhice, abandonando tudo e todos (exceto minha mulher) e vindo morar na praia, com gaivotas livres  e cachorros errantes. Nesta maravilhosa praia de Canasvieiras, nesta mágica ilha de Florianópolis.
Mas voltando ao "ON THE ROAD" :
Sal Paradise é o narrador de On the road - "pé na estrada". Ele vive com sua tia em New Jersey, Estados Unidos, enquanto tenta escrever um livro. Ele é inteligente, carismático e tem muitos amigos. Até que em Nova York ele conhece um charmoso e alucinante andarilho de Denver de personalidade magnética chamado Dean Moriarty. Dean é cinco anos mais novo que Sal, mas compartilha o seu amor por literatura e jazz, e a ânsia de correr o mundo. Tornam-se amigos e, juntos, atravessam os Estados Unidos, deparando-se com os mais variados tipos de pessoas, numa jornada que é tanto uma viagem pelo interior de um país quanto uma viagem de auto-conhecimento - de uma geração assim como dos personagens.
Sugiro a todos os jovens que lêem meu blog a ler este livro.
E se tiverem vontade de ousar ... OUSEM !!! VOEM !!! PARTAM !!!
As estrelas esperam por vocês ...

2 comentários:

Anônimo disse...

Pizzarro, ao generalizar sobre a índole de um povo demonstras profundo desrespeito. Parece faltar-lhe ainda um bocado de serenidade, entre outros atributos.
Sugiro que cuide da própria vida na "ilha mágica" e deixe o resto do mundo viver em paz.

Gustavo
Santa-mariense.

jamespizarro@hotmail.com disse...

Ao discordar de mim nos termos em que discordas, com acusação de "desrespeito" e "sugestões de deixar o resto do mundo viver em paz", apenas confirmas a minha afirmação : "onde a visão curta das pessoas não lhes permite a pacífica convivência com os diferentes."...rsssssssss

Embora mocinho ainda, já estás contaminado com a ira nazifascista dos que têm a coragem de pensar diferente. Claro, vives num ambiente onde a tática é elogiar ou se omitir para obter benesses, o típico comportamento matuto de não causar problemas.

Nunca estive mais sereno em toda minha vida e, certamente,apesar dos meus 70 anos um dia ainda chegarei ao teu excêntrico exemplo : mesmo moço já saber tudo e não ter mais nada em que melhorar, pois já és um ser perfeito.

Qualquer universitário do curso de Psicologia diria que fica claro que te enquadraste dentro da minha simplória afirmação.

Poderia fazer como todos fazem, deletar teu comentário. Mas não o farei : publicarei o mesmo e a minha resposta tb.

A propósito : meu blog tem cerca de 1100 acessos por dia e meus textos são publicados em jornais,revistas, outros blogs e lidos em rádios. Algum valor eles terão.

***Inútil escreveres mais, não voltarei ao tema. Tenho de pescar tainha e ficar tomando sol, como um mamífero feliz.



Pizarro