sábado, 8 de novembro de 2008

GRAVATAL


No complexo das termas, distante 4 Km do centro, Gravatal oferece ao visitante invejável estrutura urbana, bons hotéis, restaurantes qualificados e completa rede de lojas e serviços. Ao todo são nove hotéis agrupados em torno da fonte de água mineral considerada como a segunda mais rica em fluoretos do mundo. Captada e distribuída in natura para as banheiras e piscinas dos hotéis a uma temperatura de 37ºC, as águas de Gravatal são indicadas para o tratamento de enfermidades como reumatismo, asma, úlcera, cálculo renal e hipertensão.

Características das águas e suas propriedades terapêuticas

Análise físico-química:
Aspecto: límpida. Odor: nenhum. Cor: ausente. Temperatura média (isotermal 37º C), a radioatividade na fonte (24,8 Unidades Maches) e há escassez de sais minerais (oligomineral). Ela também é levemente biocarbonatada e carbogasosa. As características físicas, físico-químicas e químicas da água são adquiridas durante a sua passagem pelas fraturas da rocha granítica encaixante.

Propriedade terapêuticas:
Balneoterapia, reumatismo, artropatias crônicas degenerativas; reumatismo gotoso (banhos de 32 e 34º C), reumatismo extra-articulares, fibrose (mialgias, miosites, tenossinovites,bursites, etc.)
Estados congestivos e espasmódicos das vísceras abdominopélvicas; varicosidade dos membros inferiores; no pós-traumático no pós-cirúrgico; seqüelas reumáticas crônicas;
dermatoses secas pruriginosas; seqüelas de herpes zoster; estados emotivos; hipertensão e hipotensão.

Uso hidropinico:
Terapia diurise provocando acentuada remoção de edemas e escórias orgânicas, com aumento da diurese líquida e sólida; intoxicações hepatorrenais; litíase do aparelho urinário e da vesícula biliar; distúrbio provocado pelo ácido úrico; glomerulonefrites não hidropigênicas; aumento sanguíneo da uréia, colesterol e triglicerídeos; inflamações crônicas das vias urinárias; síndrome alérgica; estado endotóxico da estafa.

Inaloterapia: rinites - especialmente alérgicas; asmas e processo asmatiformes; afecções bronquiais crônicas; bronquite dos fumantes.

Nenhum comentário: