sábado, 8 de novembro de 2008

SANTA ROSA


Santa Rosa de Lima é perfeita para quem procura por aventura e sossego, banhos em água termominerais, trilhas ecológicas repletas de cachoeiras e riachos, rafting nas corredeiras do Rio Braço do Norte, produção agroecológica, cafés coloniais e pequenas pousadas, tudo isso em perfeita harmonia com a natureza.
O potencial das águas termais, desperta nova fonte de renda, que aliado aos demais atrativos do município, tornam Santa Rosa de Lima inesquecível.

Propriedades e Classificação:
As águas minerais de Santa Rosa de Lima podem ser classificadas por sua termalidade: mesotermal (35,1 o C); por sua radioatividade na fonte: (29,20 Unidades Maches); pela escassez de sais minerais: oligomineral e pela presença de flúor (0,309 mg/l). Ela também é levemente bicarbonatada potássica-cálcica e carbogasosa. Apresenta traços de sulfatos, nitrato e cloreto. (A vazão aprovada pelo DNPM é de 15,0 m3/h).
As características físicas, físico-químicas e químicas das águas minerais são adquiridas durante a sua passagem pelas fraturas da rocha granítica encaixante. Em áreas de crosta continental estável, onde não existem evidências de vulcanismo recente, considera-se em média, que a cada 33 metros de profundidade que desce, o gradiente geotérmico, no termômetro, aumenta de 1oC pelo menos. (Sendo assim, as águas de Santa Rosa de Lima, atingem uma profundidade média de 1.178,3 m), abaixo do solo, para depois, em retornarem a superfície.
Quando comparadas com padrões mundiais de potabilidade, (Compilação dos Padrões de Potabilidade da Água -CETESB), podem ser consideradas de ótima qualidade, primeiramente pela ausência de sais em altas doses, pois são oligominerais, o que confere as águas um bom paladar. As águas com elevado teor de cálcio e magnésio são desagradáveis e podem ter efeitos laxativos, sobretudo, devido à existência de sulfatos. O sabor se relaciona com o teor químico.
A radioatividade e a temperatura conferem as águas minerais de Sta. Rosa excelentes condições crenoterápicas e de balneabilidade. A presença do flúor, na dose certa, qualifica imensamente a água, pois, ajuda na prevenção de cáries dentárias e formação dos ossos.

Propriedades Terapêuticas:

Ainda não foram realizados estudos sobre o poder de crenoterapia (uso de águas minerais com propriedades medicamentosas utilizadas para complementar o tratamento de vários problemas de saúde) das águas de Santa Rosa de Lima.Mas, segundo o Dr. Benedictus M. Mourão, por serem fluoretadas, as águas desta estância são ótimas para os dentes e ossos. Por serem radioativas, são indicadas para dissolução de cálculos renais e biliares, favorece na digestão, são calmantes e laxantes e filtram o excesso de gordura no sangue.
A presença do bicarbonato de sódio torna a água indicada para doenças estomacais como gastrites e úlceras gastroduodenais, hepatite e diabetes. Por serem oligominerais higienizam a pele, são diuréticas, auxiliam nas intoxicações hepáticas, controle de ácido úrico, inflamações das vias urinárias, alergia e estafa.

Nenhum comentário: