terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

HANKY PANKY FM ESTÁ DE VOLTA, RESSUCITADA E GLORIOSA !

Adriano Bonetto do Cantto é dessas almas inquietas e criativas, descontentes - como eu - da mesmice asfixiante dos locais e das pessoas. Para explicar melhor, publico o texto que este amigo me enviou do interior do RS e cujo teor encheu meu coração de alegria :

"A Hanky Panky FM foi uma rádio pirata que nasceu de cinco cabeças pensantes e inconformadas com a mesmice do dial na Santa Maria (RS) dos anos 80.

Por mais que parecesse coisa de meninos desocupados, os garotos – 3 gaúchos, um carioca e um paranaense – se dedicavam horas dos seus dias à rádio, que começava a ficar conhecida na cidade, graças a cartazes espalhados em lojas de discos.

Inspirados pelo pouco de informação que lhes chegava através de programas de TV e revistas que chegavam atrasadas do centro do país, o já denominado Clube dos Cinco se dedicava de corpo e alma ao projeto que cresceu e chegou a ter boa abrangência na cidade, evoluindo de um transmissor montado em um joystick de Atari até chegar a um projeto mais audacioso em sua última fase.

Permanecendo no ar durante quase 4 anos, religiosamente levada ao ar todos os sábados, das 14h às 19h, a Hanky Panky FM marcou história, conquistando fãs entre os colegas, amigos e até jornalistas e respeitados professores da UFSM.

Passados mais de vinte anos do encerramento de suas transmissões, a Hanky Panky FM está de volta. Mantida acesa na memória de seus cinco fundadores, a idéia de uma rádio livre e independente sempre esteve na pauta.

Com o advento da internet e a disponibilidade das novas tecnologias, a rádio mais polêmica e bacana que o Rio Grande do Sul agora é encontrada em podcasts no blog “O dia, a semana, o mês”.

Acesse já: http://odiaasemanaomes.blogspot.com, faça o download dos podcasts e conheça mais um pouco dessa história e curta as trilhas sonoras, que vão desde o rock – em quase todas as suas vertentes - até baladinhas bacanas e nada óbvias.

Muita coisa dos anos 80 e ainda muito humor, com as “Abobrinhas Mil”, radionovelas originais dos anos 80, assim como vinhetas e outros conteúdos exclusivos que estão sendo recuperados.

Mas tem muita coisa nova também, sempre dizendo não à mesmice, sempre diferente e sempre um soco no estômago dos pseudo modernos e descolados. O dia, a semana, o mês, música, mau humor, desinformação e divagações. Azedo, incoerente e controverso."

Portanto, os leitores deste blog que têm ânsia pelo novo, pelo talentoso e pelo alternativo já têm agora o que sintonizar e ouvir.

5 comentários:

Ana Bittencourt disse...

poisé, o adriano é ótimo. sabe que nos "conhecemos" virtualmente há um tempão e até hoje não nos "conhecemos" pessoalmente? na verdade ele é um baita trovador, sempre que vem a santa maria combina um café e depois me dá bolo. mas eu gosto dele mesmo assim. tanto que, dei-lhe a honra de ser meu "suêcio" na administração da minha querida comunidade no orkut, "coisas boas que sm já teve", aquela mesma, que o senhor tão ativamente participou com seu conhecimento e memória invejável. depois que saíste do orkut, deixou a comuna órfã de histórias pitorescas....
beijoca.

Radiokaos disse...

Muitíssimo obrigado, profesor! saiba que a admiração é mútua, guardadas as proporções com relação ao seu riquíssimo trabalho!
A Hanky Panky, sem querere ser piegas, é uma família de cinco irmãos, que hoje ganha um grande mestre para se somar nesse projeto pequeno, mas que me é muito precioso.

querida Ana B. obrigado!
agora devo muitos cafés!
mais uma pessoinha do bem a somar-se no sonho dos cinco adole de Santa Maria, que hoje já são coroas, mas que nunca perderam a graça de querer mudar o mundo!

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
******************************


---------- Forwarded message ----------
From: Adriano Bonetto do Canto
Date: 2010/2/16
Subject: Re: Hanky Panky FM, a ressurreição
To: jamespizarro@hotmail.com


Mui prezado professor.

Agradeço de todo coração pelo seu interesse e sua inestimável colaboração na divulgação da rádio.
E dizer que tudo isso, a idéia de retomarmos a rádio começou há poucos dias.

É de substancial importância a colaboração e seu aval neste projeto, e é claro que também me coloco à disposição para divulgar o seu conceituado blog, pode contar comigo, já no próximo podcast vou citá-lo.
Ainda estou recuperando os áudios da rádio, e aos poucos vamos colocar mais coisas dos anos 80 no ar. E, como já disse, novas produções vão surgir.

Hoje moro em Porto Alegre, para onde vim ainda em 1997, quando a rádio ficou sob os cuidados dos outros 4 integrantes. Destes, dois deles ainda permanecem em Santa Maria, um em Curitiba e outro em Toronto, Canadá.

Se me permitires, aos poucos irei abastencendo o amigo com maiores informações sobre a evolução desta idéia.
Já começamos a criar as camisetas, que ficaram a cargo do André, o que mudou-se para Ctba. Em Santa Maria, o Mário, outro integrante da rádio, ecarregou-se de espalhar cartazes pela cidade. No mais, contamos com a web para divulgar nosso trabalho e fazer chegar nossas idéias e as músicas que curtimos o mais distante possível.

Mais uma vez, agradeço pela sua colaboração e por prestigiar esse trabalho humilde e quase braçal, que saiu da cabeça de cinco garotos moradores do interior, quando comiam seus xis no Ponto 35. Isso é quase romãntico, não?

Um grande abraço!

E muitíssimo obrigado!!!

PS.: peço que desconsidere o email anterior, pois um clique acidental acabou por enviá-lo antes que estivesse pronto.

antes que a natureza morra disse...

DO BLOG :http://odiaasemanaomes.blogspot.com/2010/02/obrigado.html
********************************
Após um ano de sua despretensiosa criação, este blog está em estado de graça!
Os podcasts da Hanky Panky FM, que gravo, edito e publico aqui, vieram para, finalmente, fazer justiça aos primeiros, os pioneiros do rádio de Santa Maria.

Passados mais de 20 anos do final da única rádio com culhões que o Rio Grande já teve, chega o retorno de um projeto humilde e quase braçal. Coisa simples, sem nenhuma intenção de ir além destas páginas tortas.

De Florianópolis, o prestígio de um grande mestre da Universidade Federal de Santa Maria, guerreiro da cultura naquela cidade em outros tempos. O professor James Pizarro foi ouvinte da Hanky Panky ainda no seu embrião. Só vim a descobrir isso há uns cinco anos. Na verdade, nem o conheço pessoalmente, o que, mais ainda, me faz orgulhoso de ter mantido meus princípios, ainda que isso tenha me custado alguns empregos - hehehe!

E é disso que falo quando insisto em dizer que a grana não vale nada, se ela te custar tua honra e tua dignidade. O reconhecimento do Pizarro, assim como de outras pessoas que chegaram até este blog, valem muito! E hoje são motivo de orgulho para mim, para o Mário, o Gustavo, o Tutu e o André, grandes caras que começaram a construir um sonho há 25 anos. E que jamais vão abrir mão de serem sonhadores e fiéis àquilo que é a essência de seu caráter: a amizade.

E, sim, nós vamos em frente!
Postado por Adriano B às 2/16/2010 02:51:00 P

nixon vermelho disse...

Professor, assim como o Adriano B., os outros participantes da Hanky Panky FM e eu agradecemos muito mesmo pelas suas palavras que se tornam um carinho e um estímulo para que nosso trabalho continue.
Obrigado,
Mário (nixon vermelho)