O forte do brasileiro não é a prevenção. É a improvisação.
Mas existem certas atividades que requerem plano B, uma saída de emergência, uma prevenção adequada. Onde não se pode cogitar de improvisações.
É bem atual o tenebroso vazamento de petróleo no golfo do México. E a maior potência tecnológica do planeta (Estados Unidos) está de mãos atadas para resolver o problema. Bilhões de seres marinhos estão sendo exterminados e a fauna e flora do mar ficarão comprometidas por séculos.
O Brasil é conhecido como o maior país em prospecção de óleo em águas profundas. Imaginem um desastre em nossas plataformas que venha a derramar milhões de litros de óleo no nosso litoral e nossas praias. Seria um desastre inenarrável e que comprometeria os ecossistemas brasileiros.
Está na moda agora se falar no pré-sal e na sua exploração. Eu tenho lido muito sobre as vantagens econômicas, a divisão de lucros do mesmo por estados futuramente, etc...
Mas jamais li algo a respeito de segurança, de planos de emergência diante de um vazamento, enfim - as salva-guardas de nossas águas do mar.
Será que isso preocupa o governo central e os políticos num ano eleitoral ?
********************************************
AUTOR : James Pizarro
Nenhum comentário:
Postar um comentário