quinta-feira, 6 de maio de 2010

LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO BRASIL

Prestem atenção neste rol de entidades :

1)- EMERJ - Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro
2)- SIP - Sociedade Interamericana de Prensa
3)- WAN - World Association of Newspapers and News Publishers
4)- ANJ - Associação Nacional dos Jornais
5)- ABERT - Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão
6)- ANER - Associação Nacional dos Editores de Revistas
7)- Forum Permanente do Direito à Informação e de Política de Comunicação Social do Poder Judiciário
8)- "Repórteres Sem Fronteiras" (entidade internacional)

Todas estas entidades estiveram presentes e foram copromotoras do "Seminário sobre Liberdade de Expressão", promovido nos primeiros dias de maio no Rio de Janeiro e que reuniu centenas de jornalistas, diretores de jornais e revistas, ministros, políticos, etc...

A conclusão unânime foi a de que o Brasil tem problemas sérios de liberdade de imprensa, pois "o país sofre com decisões judiciais que limitam o trabalho da mídia".

Palavras do jornalista Wilson Tosta : "Analisando a situação de 175 países em relação à liberdade de imprensa em 2010 numa divisão de cores que vai do "branco" (situação BOA) ao "preto" (situação MUITO GRAVE), o Brasil aparece coberto de "laranja claro" (PROBLEMAS SENSÍVEIS)".

O Brasil possui atualmente 8621 emissoras de rádio, 497 estações de televisão, 3079 jornais e milhares de revistas que circulam e informam o povo brasileiro.

O ministro Celso Mello, do Supremo Tribunal Federal, criticou com dureza as decisões judiciais contra a liberdade da imprensa, a tutela antecipada contra reportagens (que não deixa de ser na prática uma censura prévia) e, sobretudo, a inexplicável censura de mais de 200 dias contra o "Estadão".

O ministro Celso Mello foi enfático ao estranhar a proposta de "controle social da mídia" proposta por representantes de partidos da esquerda e movimentos sociais, denunciando-as como uma nova lei da censura.

O curioso é que jornalistas ligados ao governo e simpáticos ao partido político dominante - outrora ativistas contra a censura - hoje estranhamente estejam silenciosos.

Não há nada como um dia depois do outro e uma noite no meio...

***************************************
AUTOR : James Pizarro

Nenhum comentário: