quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

FIGUEIRA DA PRAÇA XV - Florianópolis



Dentre as árvores plantadas na Praça XV, a mais famosa, cantada em prosa e verso, é a tradicional e centenária figueira, que consta ter nascido em 1871 dentro do jardim em forma de circunferência que existia em frente à Igreja Matriz. Foi transplantada, por volta de 1891, para o local onde se encontra até hoje. A Praça XV recebeu o plantio de outras árvores de porte no século XIX, tais como ficus indianos, palmeiras imperiais e cravos da Índia. Durante muitos anos foi cercada por grades inglesas, portões ornamentais, quiosques, gruta e cafés.

O jardim era aberto às 9 e fechava às 21 horas. Hoje, parte dos velhos gradis cercam as igrejas do Rosário e São Francisco. Sob a figueira muitos circulam, aposentados conversam e pastores pregam. Além de cartão postal da cidade, abrigo de toda a sorte de visitantes, a figueira é alvo de simpatias e superstições, que incluem o ritual de contornar várias vezes a árvore para atrair fortuna e casamento.

Na época do Natal, é montado um presépio idealizado por Franklin Cascaes, confeccionado com elementos naturais, transformados pelas técnicas da tradição cultural açoriana.

3 comentários:

Anônimo disse...

Vim aqui te desejar um feliz Natal, com muita luz, muita paz e saude. Que Papai Noel traga todos os seus presentes, pois esse ano voce foi uma menina boazinha...kkkkk

Um Ano Novo cheio de amor, paz, saude, esperanca e feh.

Que Deus a abencoe cada vez mais!!!!

Vou aparecer mais vezes esse ano ainda, mas eh pra garantir ja, ok?...kkk

Beijos e fiquem com Deus

Barbrinha

Anônimo disse...

Mandei o texto no feminino...sorry!!!

Mais uma de minhas gafes....kkkkk

Segue o texto pra "meninos"...kkk

Vim aqui te desejar um feliz Natal, com muita luz, muita paz e saude. Que Papai Noel traga todos os seus presentes, pois esse ano voce foi um menino bonzinho...kkkkk

Um Ano Novo cheio de amor, paz, saude, esperanca e feh.

Que Deus o abencoe cada vez mais!!!!

Vou aparecer mais vezes esse ano ainda, mas eh pra garantir ja, ok?...kkk

Beijos e fiquem com Deus

Barbrinha

Beth/Lilás disse...

Ai, como é linda essa árvore! Adoro figueiras!

Pelo visto, o senhor anda curtindo cada vez mais esta linda terra. rsss

Tudo de bom para vocês neste Natal!

abraço carioca