sábado, 13 de dezembro de 2008

JANICE PAVAN (filha) E APOLÔNIA (mãe), POETISAS CATARINENSES



O apartamento onde moro em Canasvieiras é de propriedade da Sra. Janice Bittencourt Pavan, esposa do advogado Nelson Pavan. Tive a opotunidade de almoçar com o simpático casal numa festa realizada aqui no nosso prédio.
Janice ocupa a cadeira 24 da ACLA-Academia Catarinense de Letras e Artes. Atualmente, é a presidente da ALIFLOR-Associação Literária Floriapolitana. Tem livros publicados desde 1980.Publicou : "Nossa Cozinha" (co-autora, 1980), "Amor-criança" (poesia infanto-juvenil, 1990), "Luz no Jardim (ficção infanto-juvenil, 1993), "Contos do Professor" (participação com o conto "Viagem de Avião",1998) e "Bicho-homem" (poesia para adulto, 2000).
De 1999 a 2005 dedicou-se à pintura, óleo sobre tela, tendo feito neste período 23 exposições, sendo 15 coletivas e 8 individuais.
Publicou este ano mais um livro de poesias, intitulado "Paixão-mulher". É uma bela edição composta em corpo 10 e impressa em papel Pólen Bold, na Nova Letra Gráfica e Editora, de Blumenau. É uma tiragem de 1000 exemplares. A autora jávendeu mais de 600 exemplares, o que é uma expressiva venda para os padrões catarinenses de aquisição de livros.
Adquiri o livro da Janice e o li "numa sentada", como diz o gaúcho. Estou relendo agora calmamente. São poesias de altíssima qualidade. Emocionante o poema "Quem é", escrito em homenagem à sua mãe, também escritora, que está lançando na feira do livro de Florianópolis (dezembro de 2008) um livro de poemas, aos 88 anos, com o título de "Realização".
Outros poemas são envoltos em terno e denso erotismo, verdadeiramente sedutores para o leitor. É realmente um belo livro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, querido leitor James!Agradecida por sua atenção e carinho.Ler algo tão positivo sobre nosso trabalho, não só massageia nosso ego como também serve de crescimento para próximos projetos.Pensar que alguém lê nossos escritos e tira seu tempo precioso para fazer comentários e ainda, como o caro James, postar em seu rico blog, deixou-me emocionada sobremaneira.Mil vezes agradecida. Com carinho,a escritora janice.