quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA DO RS



Por pedido do então governador do RS, Alceu Collares, a UFSM promoveu a minha cedência para que ocupasse a presidência da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, no período de 1993/94. Nesse período, residindo em Porto Alegre, ocupei o mais alto cargo existente no RS para quem trabalha com Biologia, cargo pela primeira vez ocupado por um professor universitário de uma universidade do interior gaúcho, pois até então todos os demais pertenciam à PUC e a UFRGS, ambas de Porto Alegre. Foi um período feliz e profícuo, onde fiz a FZB se tornar popular em todo o RS, mercê de inúmeras atividades promovidas. Jamais esquecerei os quase 500 funcionários e pesquisadores da FZB, dos quais me tornei um verdadeiro amigo.

A FZB – Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul – atua na promoção e conservação da biodiversidade, através de seus órgãos executivos: Jardim Botânico, Museu de Ciências Naturais e Parque Zoológico.

A descoberta de novos organismos e a reprodução de espécies ameaçadas de extinção, bem como a manutenção de coleções científicas vivas ou conservadas, são algumas das várias atividades desenvolvidas.

Pela importância de seu acervo, produção científica e dedicação de seus funcionários, a FZB vem conquistando o reconhecimento internacional, tendo como meta prioritária o conhecimento e a conservação da natureza do Estado.

Sua área total compreende 780 hectares, sendo 620 de reserva florestal e 160 de área aberta para a visitação pública.

1)- Fundado em 1955, o Museu de Ciências Naturais, órgão executivo da Fundação Zoobotânica do RS comemorou no dia 5/11/2007, o seu 52º aniversário. Órgão de pesquisa que desenvolve estudos sobre a biodiversidade, incluindo a fauna e a flora (atual e fóssil) e os ecossistemas terrestres e aquáticos.

Com cerca de 3.000m², inclui laboratório, gabinetes, salas de exposições e de coleções científicas, com um acervo constituído por mais de 432 mil exemplares de animais e plantas. Atua na difusão científica publicando livros, periódicos e fôlders, além de promover atividades educacionais e de lazer.

A coleção de mamíferos iniciou em julho de 1975 com o tombamento de um exemplar de morcego da espécie Tadarida brasiliensis, coletado em 1943, em Porto Alegre. Apresenta muitos exemplares de espécies de outros continentes oriundos do Parque Zoológico, Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. A maioria dos exemplares pertence aos grupos de quirópteros e roedores. O acervo é constituído por esqueletos completos ou parciais (crânios, sincrânios e ossadas) e animais preservados em líquido. Há também peles, múmias e animais taxidermizados.

2)- O Jardim Botânico de Porto Alegre foi aberto ao público em 1958 com a exposição das primeiras coleções de palmeiras, coníferas, cactaceas, agaváceas e liliáceas.

A partir de 1974, foram criadas coleções botânicas de espécies arbóreas (arboreto) organizadas por formações florestais, famílias botânicas e grupos temáticos. Possui uma área de 39 hectares.

3)- O Parque Zoológico foi inaugurado em 1962 (1/5/1962, segundo carimbo comemorativo) e está localizado a 24 quilômetros da capital Porto Alegre. Possui em seu acervo 1.400 animais, aproximadamente, contando com ampla infra-estrutura para os visitantes (dados referentes ao mês de outubro de 2006).

A cobertura vegetal é constituída principalmente por eucaliptos. Tem um acervo faunístico com animais nativos e exóticos, incluindo espécies ameaçadas de extinção, como tamanduás (bandeira e mirim), urso-de-óculos, onça-pintada, tigre-de-bengala e papagaio-de-peito-roxo, entre outros.

O urso-de-óculos (Tremarctus ornatus) é chamado assim devido à pelagem em volta de seus olhos; seu hábitat natural são os Andes e a espécie está ameaçada de extinção... Repare (abaixo): “oso de anteojos” em espanhol, no selo do Equador... Nota: existe a espécie no Zoológico de Curitiba e um ursinho que nasceu no Parque Ecológico de São Carlos!
Ainda há espécies como a anta, bugio-preto, bugio-ruivo, cateto, cervo-vermelho, jaguatirica, javali, lontra, puma, quati, veado-virá... Espécies de aves como a águia-chilena, araponga, arara-azul, guarajuba, gavião-real, papagaio-chauá, papagaio-peito-roxo, sabiá-cica, tucanuçu, urubu-rei...

Algumas espécies da Fauna Africana que podem ser encontradas no Jardim Zoológico de Sapucaia do Sul: avestruz, chimpanzé, girafa, hipopótamo, mandril, leão-africano, leopardo, porco-espinho, rinoceronte-branco, zebra, entre outros...

Uma das Unidades de Conservação mais visitadas no Brasil, o Parque Zoológico mantém e reproduz vários animais, inclusive espécies nativas ameaçadas de extinção, cumprindo assim com suas funções de pesquisa, conservação, educação ambiental, lazer e turismo.

Nenhum comentário: