segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

ROUBO DE DONATIVOS EM SC É COISA NOJENTA !!!


Uma reportagem veiculada pela RBS TV na noite deste domingo mostrou voluntários e soldados do Exército que trabalham na Vila Germânica, em Blumenau, no Vale do Itajaí, furtando roupas e mantimentos doados para às vítimas da enchente que atingiu Santa Catarina. As imagens mostraram pessoas saindo com o carro cheio de donativos.

Os furtos ocorreram no Pavilhão 1 do Parque Vila Germânica, que é administrado pelo governo catarinense. O local funciona como uma central de triagem de produtos doados do Brasil inteiro.

Havia duas maneira de levar o material destinado aos flagelados das cheias. A primeira ocorria logo que os caminhões chegavam com os donativos. Os soldados descarregavam os produtos e empurravam para um monte. Outro grupo experimentava o material e, se servisse, colocava dentro de mochilas. Em seguida, saíam normalmente com mochilas cheias.

A reportagem gravou o seguinte diálogo entre os soldados:

— O que tu vai fazer com esse sutiã aí, véio? — pergunta um deles.

— Vou levar pra minha mãe. Esse eu peguei pra minha namorada — responde o colega.

O grupo aparece pegando roupas, tênis e outros objetos. Cada um sai com pelo menos duas mochilas cheias. O outro grupo que furtava os donativos eram os voluntários e os conhecidos deles. Eles chegavam de carro e selecionavam o que agradava.

As imagens mostraram uma mulher empurrando um carrinho de supermercados até o automóvel. Enquanto ela descarregava os produtos no porta-malas, o marido chegava com mais mantimentos.

As imagens foram feitas com uma microcâmera na última sexta-feira pelo cinegrafista Edson Silva. Somente os produtos de melhor qualidade eram desviados.

"Estarrecedoras"

O tenente-coronel Edson Rosti, comandante do 23º Batalhão da Infantaria (BI), classificou as imagens como "estarrecedoras" e afirmou que não deixam dúvidas do que aconteceu. Ele declarou que o 23º Batalhão de Infantaria (BI) vai apurar e o relatório será apresentado em 20 dias. Um inquérito policial militar deve ser instaurado.

O secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Paulo França, disse que vai mudar a estrutura de trabalho do pavilhão 1 da Vila Germânica para evitar os furtos. Ele falou que, se for preciso, vai contratar pessoas para fazer o serviço.

*************************************************************

FONTE : DIÁRIO CATARINENSE (edição de 15/12/2008)

2 comentários:

Anônimo disse...

É...Infelizmente em meio a tanta tragédia o que se viu foi um povo sofrido tentando soerguer-se, outro povo solidário tentando ajudar, um outro povo ordinário explorando as vítimas, e ainda um outro povo vagabundo, mau-caráter roubando doações, e ainda outro povo infeliz que julga ser extra-terrestre, que pensa não fazer parte do contexto, deturpando a verdadeira origem e direção da caridade.Que as autoridades ponham motorzinhos na cabeça(para pensar mais rápido), acelerar a inteligência para uma forte determinação no controle das safadezas, começando pelos seus mais próximos,colocando logo em ação os projetos de reconstrução, com as doações em espécie que choveram de várias vertentes. Que todos nós fiquemos atentos , cobradores deste retorno.E que as coisas se encaminhem , meu deus!

Unknown disse...

Como disse certa feita David Canabarro lá nos anos da revolução farroupilha: "catarina só sabe come, dormi e pesca"

Ainda bem que não mandei um único sentavo pra essa manezada.