domingo, 8 de agosto de 2010

CANASVIEIRAS, A SEDUTORA

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."
FERNANDO PESSOA
**********************************************

Os amigos de Canasvieiras já sabem que em dia de sol não me encontram em casa. Deixo a casa arrumada. E me mando pra praia. Tanto no verão - quando fico preto - como no inverno. Enquanto o sol estiver dando as caras e a temperatura no limite do razoável, não arredo pé da areia.

E ao longo do tempo fomos fazendo amigos novos. Pessoas que pensam como nós em relação à praia e ao sol. A maioria já aposentados. Outros ainda na ativa. Quase sempre fazemos ponto na faixa de praia em frente ao "Bar do Chico", um dos locais de referência aqui da ilha, citado em jornais e revistas. Chico ficou grande amigo e é um renomado cozinheiro de frutos do mar.

Canasvieiras é uma das praias mais populares de Florianópolis, a preferida pelos argentinos, uruguaios, chilenos, paranaenses, gaúchos, etc...que a invadem nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, fazendo a população pacata de 9000 almas saltar para 200.000 veranistas. Durante a alta temporada de 2010, segundo dados da Secretaria de Turismo de SC, Florianópolis recebeu 1 milhão de turistas, dos quais a maioria preferiu as praias de Canasvieiras e Ingleses.

Temos um amigo de apelido "Bigode" (que era dono de uma lancheria em S. Maria,RS, em frente ao Regimento Mallet) que está atualizando a lista dos santa-marienses que aqui residem. Ele está planejando realizar uma nova edição do jantar de santa-marienses moradores de Canasvieiras. A lista já ultrapassou a casa do 200.

O médico Ivan Marques da Rocha e sua esposa Marta são de Santa Maria e já se encontram em Canasvieiras há 14 anos. Ele me confessou : "Quem vem prá cá nunca mais sai daqui para uma cidade grande porque o clima é ótimo e o convívio é excelente".

Eu mesmo, quando precisei voltar à terra para fazer a nova carteira de identidade e renovar a carteira de motorista, senti um choque no meu bioritmo. Não conseguia dormir à noite com o barulho da cidade. De certa forma, estava desabituado até com os temas das conversas...Notícias de adultérios, batidas de carros, mortos recentes, fraudes, picuinhas, maledicências, exibicionismo de bens materiais, competições pessoais,confrontos políticos,refeições sociais, horários marcados, etc...não faziam mais parte da minha vida. E tive de conviver com isso na rápida visita de uma semana.

Corro o risco de não ser entendido por algum conterrâneo por estar escrevendo isso. Mas nada posso fazer. Não posso mandar na boca dos outros. Pelos outros eu só posso rezar. E nada mais. Os outros não têm culpa alguma. Eles continuam a sua vida e sua rotina. Eu que mudei.

Eu me habituei apenas com o barulho das ondas à noite. E o doce silêncio das madrugadas. Com os pássaros que vêm comer na minha sacada três vezes ao dia. Estou acostumado há mais de dois anos em andar apenas de bermuda, sem camisa, descalço ou de tênis. A andar de ônibus executivo, o eficiente "amarelinho". Ou tomar o busão verde-branco no TICAN-Terminal de Canasvieiras. Ou ser atendido pelo Dedé no caixa prioritário dos idosos na agência do Banco do Brasil, onde clientes e funcionários se conhecem pelo nome.

E os assuntos ? A altura da maré. Os cardumes de tainha. A anchova na grelha feita pelo Imeram. O camarão do Bocas. As lulas à milanesa do Quinha. As ostras gratinadas feitas pelo alemão Nilson e pela Diuris. O rodízio de camarão no Chico. As pizzas do Trattoria. O pizzaiolo Horácio e sua filha, meu companheiros de cafezinho das 10,00h. Os papos culturais com o Brenner, gaúcho de Novo Hamburgo. O Julio Ribeiro, da VIP Imobiliária. A feijoada do Tutti Frutti. Os adoráveis filmes em 3D no Cinemark do Shopping Floripa. O Estadão e a Folha de SP na revistaria do Juarez. A Mônica e o Gocha, cantores da igreja. A Ivone e o Beto. A dona Neuza e seu inseparável yorkshire. O Beno, Noemi e Simone. A Alessandra, Domingos, Zuleide, Andrea, Cleide, Christóvão e Lizete, todos irmãos/amigos da Catedral. O Nilton Gesser, misto de médico anestesista e teólogo. O Feliciano e a Jaque. A Mirta e o uruguaio Jorge. A Jane e o argentino Norberto. A Tina. A Thayná. O Seco Cirarno e a Gabi. O vizinho Ricardo. O fotógrafo Ricardi. A gastronomia da Grazy. O Noé, nosso mais velho amigo com seus 82 anos. A Alice e o Fábio. A vegetariana Sandra, da Hygino Brito. O Mauricio e o filho Lucas. A Iza e o Luiz, talentosos músicos. As novidades do Zé da Banda. As piadas do Marinho. O tempero da Sandra, do Che Café. As caronas do Vorlei. A paranaense Elis. O convívio com a dona Edel e com Daniel. O Paulinho e a dona Carmem. O gremista Machado. O Fernando, da Imobiliária Paraíso. O Daniel Simo, de Buenos Aires. O Daniel Anania e a Agustina, donos do Fênix. A dona Maria e o Itamar, do Lexus Plaza. O Carlos e o Adelço (assim mesmo) da Imobiliária. Os amigos entregadores do Imperatriz. As atendentes do Magia. Os gaúchos da Policlínica Norte da Ilha. A gentileza do Medina, médico peruano formado em S. Maria. O César da Canas Farmácia. As gurias da Panvel. Os balconistas da Ganzo. Os amigos da lotérica Gadu. O popular "Megasena" que me traz as apostas na porta de casa. A gentil Vera da lavanderia. A poetisa Janice Pavan e demais escritores da associação literária da ilha. Jack e Bugra, animadores da escuna "Pérola Negra". Os pescadores. Os padres Nelson, Jair, Anésio, Izidro. Os colegas dos retiros e quermesses. A dona Neiva da Sorveteria. A Ana Echevenguá, advogada ambientalista. O Fernando, Cristiano, Marcão, Ceniro, Valter,Carmem,Rosa, Jaqueline, Jeff, Belchis, Julia, Alexandre - todos companheiros da academia Apollo. O nativista Alencastro e o italiano Mazzutti, meus dois primeiros amigos mortos de Canasvieiras. O Jorge da liturgia. Os colegas ministros e as centenas de paroquianos das missas da matriz Nossa Senhora de Guadalupe. Os amigos que trabalham com "remix" e "rent a car". Os doleiros. Os bicheiros. Os lutadores idealistas do movimento "SOS CANASVIEIRAS". Meus Deus...são centenas de pessoas que passaram a fazer parte do nosso mundo nestes pouco mais de dois anos. Levaria muito tempo citando todos.

A singela praia de Canasvieiras me deu a oportunidade de rever a vida. Jogar fora várias coisas, entre as quais a onipotência. Pude ver com clareza o que realmente é prioritário na vida. E sobretudo CONVIVER, com total despojamento, com pessoas simples. Que despertaram em mim a vontade de aprofundar o conhecimento sobre a ilha. Sua história, gente, fauna, flora, costumes e - principalmente - seus "falares e dizeres", na expressão do dicionarista mané.

Logo que cheguei, pisando em ovos, puxava assunto com as pessoas. Estava com receio de não me dar bem longe do meu amado Rio Grande do Sul. E receio de não ser aceito pelos nativos. Conversando com um pescador idoso,pele encarquilhada pelo vento, sol e sal, ele me disse :

- Moço,quem faz o ambiente é a gente !

Pois não é que ele tinha razão ?

*******************************************
AUTOR : James Pizarro

Nosso inesquecível e animado passeio de 4 horas no "Pérola Negra", seguramente a escuna mais alegre de Florianópolis, que costuma partir do trapiche de Canasvieiras, comandado pelo bucaneiro Jack e sua companheira Bugra. A escuna é a maior de Florianópolis, comportando uma tripulação de 330 turistas. (Trecho do vídeo do passeio de 3 de março de 2008 : o vídeo integral é vendido para os turistas que quiserem ao final do passeio).

23 comentários:

Sandra Petersen disse...

Gostei muito deste artigo, profesor!!
Tomara que o Movimento SOS CANASVIEIRAS "decole", não fique só no "Idealismo".
Mas para isso acontecer, precisamos do apoio da população, só assim conseguiremos "salvar" este maravilhoso lugar, que tanto amamos...
Obrigada pela lembrança.
Abraços a ti e a Vera.
Sandra Petersen

antes que a natureza morra disse...

Sandra, fraterna !

Obrigado por me ler. E muito obrigado pela generosidade de terem transcrito na íntegra minha postagem no www.soscanas.blogspot.com
Obrigado mesmo e podem contar sempre com minha colaboração, na medida em que eu possa ajudar.
Abraço

JP

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
******************************
From: Anônimo
Sent: Monday, August 09, 2010 2:19 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: [JAMES PIZARRO]

CARMEMdeixou um novo comentário sobre a sua postagem

Professor:
Aqui aprendi que posso viver exatamente como sou, e não como os outros esperam que eu seja.
"O inferno são os outros" já dizia Sartre.
Aqui vivo no paraíso, ou melhor vivemos, não é mesmo?!
Abraço
Carmem

antes que a natureza morra disse...

D. Carmem :

Há muitos anos não ouvia mais esta frase do Jean-Paul Sartre, que foi ídolo da minha geração e famoso "Pai do Existencailismo", ao lado de sua companheira Simone de Beauvoir.
A frase é perfeita para sintetizar tudo que escrevi nesta postagem.
Obrigado por me ler.
Abraços
JP

gLe disse...

Professor!
Uma honra receber um elogio seu. E concordei com cada vírgula desse post. Diante da natureza, nada somos. E quem tenta se impor...bem,ela é paciente e sapiente para por as coisas no lugar. Feliz tbém pq o senhor consegue, depois de luta e luta, uma vida de sonho. Parabéns. E obrigada pela gentileza.

antes que a natureza morra disse...

From: Ricardo ricardo
Sent: Monday, August 09, 2010 4:04 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: RE: "CANASVIEIRAS, A SEDUTORA" - James Pizarro


Fiquei emocionado ao ler esse texto do seu blog. Parabéns !!!
Ricardo.

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR EMAIL
*****************
From: Luiz Adalberto Villa Real
Sent: Monday, August 09, 2010 3:42 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: RES: "CANASVIEIRAS, A SEDUTORA" - James Pizarro


É ISSO AI MEU CARO. SEM SAUDADES PAMPEANAS

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
**********************
From: MARIA ALICE RADUENZ
Sent: Monday, August 09, 2010 3:19 PM
To: james pizarro
Subject: RE: "CANASVIEIRAS, A SEDUTORA" - James Pizarro


Que legal Seu James, cada dia que passa, tenho a certeza que não foi por acaso que o Sr e a Vera vieram para cá e sim guiados por DEUS , para uma missão muito importante.
Lembro de vocês todos os dias ,em minhas orações.
Ontem , ainda o Mauri comentou, precisamos visitar nossos amigos.
Ah....não esquecemos do prometido passeio, na serra do rio do rastro.
abraços
Maria Alice

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
************************
From: Ivan Marques Junqueira Rocha
Sent: Monday, August 09, 2010 5:06 PM
To: James Pizarro
Subject: RE: "CANASVIEIRAS, A SEDUTORA" - James Pizarro


James

Obrigado pela citação. Pelo que li estás levando Canasvieiras numa boa. Vale a pena. Abraços Ivan

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
*******************
From: Neusa Moura
Sent: Monday, August 09, 2010 8:01 PM
To: James Pizarro
Subject: AGENDA DO PORTAL DO CHORO


jAMES

Vale a pena assistir o grupo do teu amigo. Morar aqui é ótimo mas isolar-se aqui não. Tem muita coisa
rolando boa na Cidade.
Abraços ao casal

NEUSA

antes que a natureza morra disse...

From: Neusa Moura
Sent: Monday, August 09, 2010 7:54 PM
To: James Pizarro
Subject: RE: "CANASVIEIRAS, A SEDUTORA" - James Pizarro


James


Este é o espírito das pessoas lúcidas que vem viver e conviver com Canasvieiras. Primeira ação é dar adeloquinho
para as roupas mais pomposas e ficar mais desnudo possível. Sapatos? Nem pensar. Tênis e sandália isso sim.
Salve as camisetas, bernudas, shorts e roupas leves de verão. Realmente depois de um tempo não conseguimos
mais nos enquadrar no estilão antigo de vida. Imagina você que saí de Coqueiros onde morei quase 30 anos e vim
definitivamente morar aqui. As pessoas não conseguem entender essa troca. Eu sempre digo que eles não sabem
o que é viver. Elas acham que aqui é muito violento e esquecem de ver que violência não é previlégio de ninguém,
está em toda parte. Adorei o artigo ele é o mais fiel possível para quem escolheu viver aqui e é light diante da
vida. É lógico que temos partes negativas também mas aprendi com meu pai não valorizar o que não é bom. A não
ser que seja algo muito grave.
Um Abraço pra o casal

NEUSA

antes que a natureza morra disse...

COMENTÁRIO postado no blog www.soscanas.blogspot.com
************************
Sandra disse...
Muito bom postar um artigo "mais leve" de vez em quando, no nosso blog.
Obrigada, professor Pizzarro. Só não o perdôo por não ter mencionado duas criaturas incríveis,simpáticas, conhecidíssimas, que fazem a alegria de moradores e turistas: Bóris and Babalu....
Abraços,
Sandra Petersen

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
**********************
From: Diuris Fogaça
Sent: Monday, August 09, 2010 9:38 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: RES: "CANASVIEIRAS, A SEDUTORA" - James Pizarro


James agora são 21:20h do dia 9 de agosto de 2010 quando li seu email “CANASVIERAS, A SEDUTORA”. Vou lhe confessar meu amigo fiquei emocionada, não só por citar eu e o meu amor como seus novos amigos, mas por sentir exatamente o que sinto e descrever perfeitamente esse sentimento. Ainda no sábado a tarde no Chico (para variar)eu e seu Oscar (um amigo que tivemos o prazer de conhecê-lo no bar) comentávamos sobre como mudamos depois de morar algum tempo na ilha da magia , pois quando ele vai a Rio Grande sua cidade natal fica meio deslocado , pois tem medo de fazer certos comentários do nosso dia como: comer um peixinho a beira mar, camarão no Chico e etc, e julgarem que ele esta querendo se gabar, você entende né... Por isso lhe digo: você conseguiu fazer a leitura correta, muito obrigado meu amigo. Ótima semana pra vocês, beijos vera.

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
*************************
From: Jane Pizarro
Sent: Monday, August 09, 2010 10:59 PM
To: James Pizarro
Subject: RE: "CANASVIEIRAS, A SEDUTORA" - James Pizarro


Muito bonito o teu texto.Paraabénss!Um abraço.Jaane

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
**********************
From: Thayna Stamm Zanini
Sent: Tuesday, August 10, 2010 8:38 AM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: RE: Semi-jóias para ajudar os animais - OBA


Obrigada pela força James! Uma ótima semana pra nós! beijos!!

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
*************************
From: thais veras
Sent: Tuesday, August 10, 2010 6:30 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: RE: "CANASVIEIRAS, A SEDUTORA" - James Pizarro


PROFE AMEI ESTAS LINHAS ME IDENTIFIQUEI QUEM SABE AINDA VOLTE ABRAÇAO TEXXXXXX

antes que a natureza morra disse...

ECEBIDO POR E-MAIL
******************************
From: Glenio Braga de Moraes
Sent: Tuesday, August 10, 2010 7:44 PM
To: jamespizarro@hotmail.com ; corseuil@ens.ufsc.br ; emilia_aita@yahoo.com.br ; pasefova@msn.com
Subject: FW: "CANASVIEIRAS, A SEDUTORA" - James Pizarro


Mestre Pizarro, estou enviando contato com três grandes amigos aqui de SM e que estão radicados em Floripa.

O Henry Corseuil, engenheiro civil, é professor na UFSC, filho do Dr. Telmo, famoso por suas eternas "empunhações" e "sacanagens", no bom sentido, com todos que quer bem por aqui. A Emília Aita, engenheira mecânica, atua na Área de Proteção Ambiental, se não me falha, junto ao IBAMA, morava em frente à Catedral, aliás onde todos os Aita de SM já moraram ou ainda moram. O Paulo Sérgio Vaz, trabalha na área de vendas, por aqui atuou na Rádio Imembui como operador de som, seus irmãos o Neco e o Gulu são Repórteres Esportivos em Caxias do Sul. Enfim são tudo gente daqui para ampliar teus cadastros. O único com defeito dos três é o Henry, colorado !!!!!!
Tá na hora de vocês organizarem um Festão de SM por aí. Quando eu morava em Uruguaiana, na mesma época do Paulo Sérgio, organizávamos anualmente a "Noite Santamariense" com todos os da terrinha que moravam por lá, ele tem experiência nisto. Levamos Beto Pires, Kiko Lemos, Renato Mirahil e outros artistas para fazer show por lá. Mas hoje vocês tem o Luiz e Iza Martins por aí que estão fazendo uma falta enorme por aqui.

Um abração para todos

GLENIO MORAES

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
*********************
From: Sandrah Pacheco
Sent: Tuesday, August 10, 2010 7:56 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: Re: "CANASVIEIRAS, A SEDUTORA" - James Pizarro


Muito legal, tchê!

antes que a natureza morra disse...

De: Paulo Vaz
Assunto: Re: "CANASVIEIRAS, A SEDUTORA" - James Pizarro
Para: "Glenio Braga de Moraes" , jamespizarro@hotmail.com, corseuil@ens.ufsc.br, emilia_aita@yahoo.com.brC
Data: Quarta-feira, 11 de Agosto de 2010, 9:24


Amigos,
Bom voltar a ter notícias do Grande Pizarro, com quem já tive contato aqui em Floripa por e-mail a uns tempos atrás. mas bueno, estamos por aqui levando a vida e só me permitirei discordar brevemente do Mestre Pizarro numa coisa, por mais que goste daqui, considero indispensável um dia voltar para o meu Rio Grande onde tenho família, grandes amigos e muitos motivos para também viver feliz. e claro concordo que viver em Florianópolis não deixa de ser uma extensão de nossa terra pela quantidade de conterrâneos que aqui moram e trabalham. tudo gente boa.
aliás Glênio quero registrar que tenho saudades e muitas boas lembranças de nossas "Noites Santamarienses" de Uruguaiana, que sem dúvida nenhuma e desculpe a modéstia, eram eventos esperados pela cidade inteira todos os anos. Sucessos que o povo de Santa Maria tem competência para construir.
Grande Abraço
Paulo Sergio Vaz
(48)9962.1439 / 3234.6772

antes que a natureza morra disse...

Date: Wed, 11 Aug 2010 07:23:49 -0700
From: emilia_aita@yahoo.com.br
Subject: Re: "CANASVIEIRAS, A SEDUTORA" - James Pizarro
To: gleniobm@hotmail.com; jamespizarro@hotmail.com; corseuil@ens.ufsc.br; pasefova@msn.com

Ilustres conterrâneos,
O Glênio tem uma grande característica, a capacidade ilimitada de resgatar e reunir pessoas. Assim procedeu com a turma de formandos das engenharias da Ufsm do ano de 1980. Já faz cinco anos da existência de uma rede na internet que veio a permitir o reencontro de antigos colegas. Isso é gratificante. Agora, oportuniza a reunião de santamarienses radicados em Floripa.
Não fui aluna do famoso Prof. Pizarro, talvez por isso nunca tenhamos conversado pessoalmente, sem formalidades ou num contato sem timidez . Lia muito os seus escritos no jornal A Razão, reconhecidamente apreciados pela sua fimeza na defesa de um mundo biologicamente equilibrado. O Glênio anteriormente já havia feito a ponte entre nós. Como sei que gosta, alguns e.mails de cunho ambiental lhe remeti.
Desde 1981 eu, marido e o primogênito, desgarramos da nossa terrinha, mas sempre com os olhos e o coração voltados para lá. Em Florianópolis (bairro Trindade), moro há 24 anos e trabalho na área do licenciamento ambiental federal (Ibama). Aqui criei meus três filhos. Os dois mais velhos já se formaram na Ufsc. Como a família está aqui totalmente enraizada, a vontade de retornar definitivamente aos pagos arrefeceu. Nem por isso, volta e meia deixo de retornar. Ora são as festas de final de ano, ora as festas da família Aita no Cerrito ou em Silveira Martins e, mais recentemente, o Jantar-Baile da Safira que o Glênio ajuda a organizar.
Falando em festa e em reunião de santamarienses em Floripa, lembrei que há cerca de 7/8 anos foi organizado um jantar por ex-integrante da banda dos Flinkstones (?). Agora a memória falhou, estou em dúvida do nome da banda (mas era aquela banda que o Sergio Assis Brasil também tocava).
Também falando em aposentados que optaram morar na Ilha da Magia, tem o juiz Mauro Menezes e sua esposa Beth. Ainda, alguns outros tantos que levaria um tempão para mencionar...
Bem, deixo os meus telefones e um grande abraço para todos.
Emilia Maria Aita de Oliveira
(48) 8406-5824 / 3234-0534

antes que a natureza morra disse...

Date: Wed, 11 Aug 2010 07:23:49 -0700
From: emilia_aita@yahoo.com.br
Subject: Re: "CANASVIEIRAS, A SEDUTORA" - James Pizarro
To: gleniobm@hotmail.com; jamespizarro@hotmail.com; corseuil@ens.ufsc.br; pasefova@msn.com

Ilustres conterrâneos,
O Glênio tem uma grande característica, a capacidade ilimitada de resgatar e reunir pessoas. Assim procedeu com a turma de formandos das engenharias da Ufsm do ano de 1980. Já faz cinco anos da existência de uma rede na internet que veio a permitir o reencontro de antigos colegas. Isso é gratificante. Agora, oportuniza a reunião de santamarienses radicados em Floripa.
Não fui aluna do famoso Prof. Pizarro, talvez por isso nunca tenhamos conversado pessoalmente, sem formalidades ou num contato sem timidez . Lia muito os seus escritos no jornal A Razão, reconhecidamente apreciados pela sua fimeza na defesa de um mundo biologicamente equilibrado. O Glênio anteriormente já havia feito a ponte entre nós. Como sei que gosta, alguns e.mails de cunho ambiental lhe remeti.
Desde 1981 eu, marido e o primogênito, desgarramos da nossa terrinha, mas sempre com os olhos e o coração voltados para lá. Em Florianópolis (bairro Trindade), moro há 24 anos e trabalho na área do licenciamento ambiental federal (Ibama). Aqui criei meus três filhos. Os dois mais velhos já se formaram na Ufsc. Como a família está aqui totalmente enraizada, a vontade de retornar definitivamente aos pagos arrefeceu. Nem por isso, volta e meia deixo de retornar. Ora são as festas de final de ano, ora as festas da família Aita no Cerrito ou em Silveira Martins e, mais recentemente, o Jantar-Baile da Safira que o Glênio ajuda a organizar.
Falando em festa e em reunião de santamarienses em Floripa, lembrei que há cerca de 7/8 anos foi organizado um jantar por ex-integrante da banda dos Flinkstones (?). Agora a memória falhou, estou em dúvida do nome da banda (mas era aquela banda que o Sergio Assis Brasil também tocava).
Também falando em aposentados que optaram morar na Ilha da Magia, tem o juiz Mauro Menezes e sua esposa Beth. Ainda, alguns outros tantos que levaria um tempão para mencionar...
Bem, deixo os meus telefones e um grande abraço para todos.
Emilia Maria Aita de Oliveira
(48) 8406-5824 / 3234-0534

antes que a natureza morra disse...

From: Glenio Braga de Moraes
Sent: Wednesday, August 11, 2010 12:57 PM
To: emilia_aita@yahoo.com.br ; jamespizarro@hotmail.com ; corseuil@ens.ufsc.br ; pasefova@msn.com
Subject: RE: "CANASVIEIRAS, A SEDUTORA" - James Pizarro


Pizarro, Emília, Henry e Paulo Sérgio!!!!!

Já dizia um velho ditado ou provérbio, pouco importa:

"SÓ EXISTE UMA COISA MELHOR DO QUE FAZER NOVOS AMIGOS, É CONSERVAR OS VELHOS"

Portanto amigos, criem um Consulado de SM por aí, para que nunca esqueçam desta Terra!!!!

abs GLENIO

antes que a natureza morra disse...

From: Wnet
Sent: Thursday, August 12, 2010 6:51 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: RES: "CANASVIEIRAS, A SEDUTORA" - James Pizarro


Parabéns James...

Concordo em gênero, número e caso com tudo...

Aqui a g ente é conhecido e conhece as pessoas...

Conheço tanta gente aqui... muitos pelos nome, outros por suas atividades,

Muitos me conhecem pelo nome ou pelo cognome “padre”.

Muitos me chamam de “meu padre preferido”, outros “aquele padre grandão”, outros “o padre de cabelos brancos... etc...

Pouco importa como me chamam, o mais importante é que eles me conhecem e não passo desapercebido.

Nos admiradores, encontro crianças pequenas, outras que tem um pouco o uso da razão, adolescentes, jovens, adultos, idosos, homens e mulheres, pessoas humildes e não tão humildes.

Embora como padre nem sempre se recebe elogios, mas quando das observações elas vem com respeito e as a aceito pois são para o meu bem e o bom convívio com a coletividade.

Pe. Nelson