sexta-feira, 20 de agosto de 2010

SOMOS VIOLENTOS, SIM !

Eu imaginava que os atropelamentos, homicídios, latrocínios, crimes passionais estivessem entre as principais causas das mortes violentas no mundo. E nem de longe isso é verdadeiro.

Atentem para estes dados da OMS - Organização Mundial da Saúde relativos ao ano 2000 em todo o mundo, quando ocorreram 1,6 milhão de mortes violentas, assim distribuídas :

- 815 mil : suicídios
- 520 mil : homicídios
- 310 mil : conflitos

Estes dados, referentes a todos os países do mundo, são o inverso do que ocorre no Brasil. Em nosso país, para cada 100 mil habitantes, ocorrem 25,2 homicídios e 4,68 suicídios. No Brasil ocorre o inverso da média dos países do mundo : os assassinatos são seis vezes mais numerosos do que os suicídios.

A taxa mundial de suicídios, segundo a OMS, fica entre 10 e 30 para cada grupo de 100 mil habitantes (os países líderes em suicídios são a Rússia e a Lituânia, com mais de 40 para cada grupo de 100 mil habitantes). No Brasil, ocorrem 4,68 suicídios/100 mil habitantes.

Alguém ainda duvida de que o Brasil seja um país violento ?

********************
AUTOR : James Pizarro

3 comentários:

Maria Cezar disse...

Sem dúvida alguma professor Pizarro, os dados vistos assim são assustadores! Mas tudoisso vai mudar em breve...senão,veja as promessas dos políticos que já começaram suas campanhas na TV( as mesmas de sempre).Até quando Brasil?

Orlando Tambosi disse...

Caro James,

foi um prazer encontrá-lo na praia gelada de Floripa.

Vamos nos encontrar muitas vezes.

Abração do Orlando

P.S.: dá uma olhadinha nos relógios sobre mortes no meu blog, na margem direita (coisa do Zappi, lá da Austrália).

Orlando Tambosi disse...

Ah, sim, retribuirei o link já, já.