domingo, 22 de fevereiro de 2009

ESTA É A "ILHA DA MAGIA"...


Falar sobre a Ilha de Florianópolis é o mesmo que resumir quase três séculos de história. Afinal, desde a sua emancipação, em 23 de março de 1726, muitas descobertas foram feitas e muitas vitórias conquistadas. Quem quiser, pode visitar Florianópolis em qualquer época do ano. No verão, torna-se o ambiente ideal para a prática de esportes náuticos. No outono a Ilha se torna o local perfeito para quem quer relaxar e procura sossego num ambiente intimista. O inverno traz um ambiente ainda mais romântico e realça os aromas e sabores da gastronomia local. Na primavera a elevação da temperatura é o convite para a volta às praias e para as atividades ligadas a natureza. As suas Praias são divididas nas seguintes categorias:

Praias do Leste: O leste da Ilha começa com um cartão postal: a Lagoa da Conceição, uma das paisagens mais bonitas do país e parada obrigatória para quem visita Florianópolis. Lá, o turista encontra as famosas rendeiras, com o artesanato de maior expressão na Ilha, vários restaurantes especializados em frutos do mar e as dunas que se estendem até a Praia da Joaquina. Esta se consagra como santuário dos surfistas devido às ótimas ondas que proporciona, tornando-se palco de circuitos nacionais e internacionais de surf. Ao lado da Praia da Joaquina está a Praia Mole, onde se reúne a juventude durante o dia e também à noite. Seguindo, encontra-se a Praia da Galheta, com acesso somente através de uma trilha; a simpática Barra da Lagoa, com uma atmosfera que respira a pesca, e a Praia do Moçambique, a maior em extensão e praticamente inexplorada, ideal para o surfe.
Praias do Norte: O norte da Ilha é a região mais desenvolvida quanto à infra-estrutura, com muitos hotéis, restaurantes, bares, casas noturnas e entre outros serviços. É lá que está localizado um dos maiores balneários da Ilha, a Praia de Canasvieiras. Bem próximo dali, ficam Jurerê e Daniela, outras duas praias freqüentadas principalmente por famílias. Mais ao norte estão as Praias de Cachoeira do Bom Jesus e as sofisticadas praias de Ponta das Canas e Praia Brava, ambas com ótima estrutura de hotéis e excelente acesso. Próxima dali está a Praia dos Ingleses, uma das mais procuradas de Florianópolis e também com ótimo potencial turístico. A Praia do Santinho, ideal para a prática do surf, também guarda parte do acervo arqueológico da Ilha de Santa Catarina
Praias do Sul: É no sul da Ilha que encontra-se o aspecto rústico da vida dos pescadores, além de verdadeiros paraísos da natureza e de marcos da sua história colonial, como o Ribeirão da Ilha, uma das primeiras comunidades do Estado. Nessa região também estão localizadas a Praia do Campeche, com seus longos trechos de areias brancas, as Praias do Morro das Pedras, Armação e Matadeiro e a Lagoa do Peri, que é uma reserva ecológica Seguindo mais para o sul, depois de percorrer trilhas pela mata e pelos morros, o turista descobrirá as Praias da Lagoinha do Leste e de Naufragados, preservadas da ação do homem, com lagoas, mangues e vegetação nativa. Na visita não se deve deixar de conhecer a Praia do Pântano do Sul e saborear os pratos típicos da Ilha. Enfim, a Ilha de Florianópolis é linda em toda a sua extensão, em todas as suas praias, sejam elas do Norte, Sul ou Leste.

Nenhum comentário: