segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

VÔO LIVRE NA PRAIA MOLE - Florianópolis




Fotos : Nei Eugênio Maldaner
Foto de James/Vera Maria : Séginho da Nadir
*****************************************************
Situada entre a Lagoa da Conceição e a Barra da Lagoa, na costa leste da Ilha de Florianópolis, em Santa Catarina, a Praia Mole é uma boa pedida para o vôo livre. Segundo Aluísio Sarmento, o Paulista, da Escola de Vôo Livre Parapentesul, o vôo da Praia Mole é feito do quadrante leste, sul, e nordeste, de lift. "É um vôo de dinâmica, ou seja, o vento bate no morro e a pessoa fica voando só na sustentação desse vento", explica.

Paulista afirma que por ser uma praia, o local não apresenta muitas térmicas, e por isso o lift é a melhor forma de voar. Isso ocorre pois como o local é na beira da praia, não há muita ação de térmica devido à água, que custa a esquentar. "Já na lagoa, às vezes tem ação de térmica, por causa do asfalto, das casas, etc.", diz.

São dois morros, um com 120 m, em que os vôos são feitos do lado direito(nordeste) e outro com 80 metros, com vento sul e leste. Ele garante que a baixa altitude não atrapalha o vôo. "Dá para pegar o vento e subir a 150 metros", afirma o instrutor, que pratica o esporte há 7 anos.

De vez em quando, quando há Lua Cheia, ele e os colegas fazem um vôo noturno, o chamado "Vôo das Bruxas". Segundo ele, o vôo, mais técnico, não é recomenado para acompanhantes. "É meio arriscado levar uma pessoa", diz. Os vôos duram até 3 ou 4 horas, enquanto houver vento, tanto durante o dia como na noite.

A decolagem é feita em rampa natural, um gramado, sendo feita uma decolagem por vez. O pouso geralmente é feito na praia, mas para os pilotos com mais prática, pode ser feito na própria rampa, pois o parapente é mais dirigível e lento. A melhor época para se voar no local é no verão, especialmente entre outubro e abril.
***************************************
FONTE : Aluísio de Morais Sarmento, 40 anos, instrutor de parapente
Florianópolis - SC
Parapentesul - Escola de Vôo Livre

Nenhum comentário: