segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

CONSULADO É A CAMPEÃ DE FLORIANÓPOLIS EM 2009 (1)



História da Consulado

"Em 1976, um grupo de jovens empregados da ELETROSUL, recém transferidos do Rio de Janeiro, que adquiriram alguns instrumentos de percussão, formaram um grupo para animar confraternizações e torneios esportivos entre colegas de trabalho, liderados por Nivaldo e Salomão.

O nome Consulado do Samba foi atribuído ao grupo, numa alusão às muitas residências de funcionários que eram denominadas “Consulados do Rio”. A residência de Nivaldo e Waltamir, onde eram guardados os instrumentos e feitos os ensaios do grupo, foi batizada como Consulado do Samba.

Em data próxima ao carnaval de 1977, funcionários da empresa, especificamente Martinha e Cacau (João Carlos Bressane) sugeriram que fosse formado um bloco carnavalesco para desfilar e também participar de concorrido concurso de “blocos de sujos” que se realizava na Avenida Paulo Fontes - perto do Mercado Público.

Então, foram realizadas novas rifas para arrecadar dinheiro para comprar mais instrumentos e foi definida a fantasia: mortalha para todos. Como padrão, foi definido o vermelho e branco, inspirado nas cores da GRES Acadêmicos do Salgueiro, do Rio de Janeiro.

Salomão virou mestre-de-bateria, e Nivaldo o presidente. Pela novidade, o desfile do bloco foi um acontecimento no carnaval da cidade. Muito elogiado pela qualidade da bateria e pelo “luxo” das fantasias. E o bloco ficou em 1º lugar no ano de 1977.

Daí em diante foram sucessivos primeiros lugares. O Consulado também inovou, ainda como bloco, sendo o primeiro a desfilar com intérprete acompanhado de cavaco (Nivaldo). A cada ano que passava, com mais componentes o bloco desfilava. Em seus 10 anos de existência, foram conquistados 10 campeonatos e o título de hors concurs do Carnaval.

Em 5 de maio de 1986 foi fundado o Grêmio Recreativo Escola de Samba Consulado. No ano de 1991, cinco anos após a fundação, veio o primeiro título com o enredo “Apesar de Tudo”. O bicampeonato foi conquistado no ano seguinte com o enredo “Vôo Noturno” e o tricampeonato em 1993 com o enredo “Um Sopro Sul”.

Nos anos seguintes a Escola passou por algumas dificuldades como interdição da sua quadra e inviabilização do desfile. Mesmo enfrentando tantos problemas, a escola permaneceu entre as três primeiras colocações ao longo dos anos que sucederam o tricampeonato.

Houve então a necessidade de renovar, com o objetivo colocar a escola novamente no primeiro lugar. Vários segmentos da escola receberam reforços e muita gente nova recebeu a chance de entrar pra Família Consulado. A bateria foi uma das grandes surpresas do carnaval 2003 e recebeu quatro notas 10 dos jurados e o título de melhor bateria da cidade. Fato que se repetiu nos três carnavais seguintes.

Finalmente no ano de 2005, com o enredo “Da Terra Sem Mal ao Império do Sol o El'Dorado de Aleixo Garcia” a escola conquistou mais um título reacendendo o orgulho de ser consulense. Ainda em 2005, a quadra foi reformada tornando ainda mais agradável participar dos eventos e ensaios promovidos pelo Consulado. A escola também inovou trazendo para animar seu pré-carnaval de 2006 os grandes intérpretes do carnaval carioca, eventos que foram um grande sucesso e entraram pro calendário de eventos vermelho e branco.

No ano de 2006, com o enredo “Praça XV Onde Tudo Acontece” foi conquistado o 5º título da escola, fruto de muito trabalho e dedicação da diretoria e membros da escola. A largada para o carnaval 2007 já foi dada rumo ao tricampeonato. O enredo será “Vinte Luas de Esperança, Vinte Luas de Saudades... Das Matas da Babitonga ao Velho Mundo!”.

Com a missão de conquistar o tricampeonato, o Consulado desfilou com o enredo “Vinte Luas de Esperança, Vinte Luas de Saudades, das Matas da Babitonga ao Velho Mundo” e atingiu o objetivo. O sexto título da Escola veio num desfile emocionante.

Nessa linda trajetória de 16 desfiles, o GRES Consulado conquistou 6 títulos. Se considerarmos os 31 anos de existência do Consulado, são16 títulos: dez enquanto bloco e seis como escola de samba. E o GRES Consulado continua firme no propósito de conquistar mais títulos do Carnaval de Florianópolis!"
***************************************
FONTE : http://www.gresconsulado.com.br/

Um comentário:

Angelica disse...

Professor James. sempre fui sua fã...agora mais ainda ao descobri-lo fã da minha escola de coração!!!
Sou consulado, não daio na escola desde que meu filho filho nasceu, mas como sócia torço sempre meu corção esta na avenida.
Lembra de mim, será????Sou irmã do Angelo, era amiga da Narinha, vivia na sua casa no inicio da nossa adolescencia. Um beijo pra ti e outro enorme na Vera.
Moramos em Jurere, meus pais e eu, Angelo mora nos Ingleses.
Lembro de suas aulas no cursisnho até hoje, e olha que ja se passaram 24 anos, com certeza fizeste tua historia em Santa Maria.
Mais uma vez estou feliz em saber que torcemos para mesma escola!!!!
Saudadções Vermelho e branco!!!!
BEIJUS ANGELICA