domingo, 20 de novembro de 2011

CANASVIEIRAS : ILHA DO FRANCÊS - James Pizarro




Grandes costões de rocha, uma praia pequena (60 metros de comprimento por até 9 metros de largura), grande quantidade de aves, uma casa, 67.000 metros quadrados de exuberante mata verdade...eis a Ilha do Francês, localizada entre Jurerê Internacional e Canasvieiras, distante uns 1100 metros da praia em linha reta.
Foi ocupada pela primeira vez em 1884, quando era chamada singelamente de "Ilhota". Chegou a ser chamada de Praia da Ilha de São Francisco de Paulo. Mas teve vários nomes essa ilha : do Inglês, do Ignácio, do Alemão, do Argentino. Seu nome se deve ao fato dela ter sido habitada por um militar francês que para lá se evadiu depois da derrota de Napoleão em Waterloo.
No ano de 1938, a ilha foi comprada pelo argentino Antônio Muniz Barreto, que transformou a ilha num vasto orquidário, com espécies raras de orquídeas que ele importava de todo o mundo. O argentino era milionário e vivia acompanhado de muitos serviçais. Depois da sua morte e de todos os parentes mais diretos, a ilha ficou de propriedade dos netos. As escunas, barcos e jet skis que passeiam pelas águas do local, permitem que os turistas façam rápidos passeios apenas na pequena praia da ilha.
Todas as tardes, quando estou em companhia da minha mulher sentado nas areias da praia de Canasvieiras, fico a admirar as centenas de gaivotas que voam entre nossa praia e a ilha. Quando avistam os cardumes, elas mergulham em veloz arremetida perpendicular às águas, de onde surgem - como por milagre - com um peixe debatendo-se no bico. É a cadeia alimentar ao vivo e a cores diante de meus olhos. É a luta do predador e presa. É a sobrevivência. É a magia da Natureza, diante de quem tem olhos para essas coisas...

Nenhum comentário: