quarta-feira, 23 de novembro de 2011

AUGUSTO CARNEIRO - James Pizarro


Augusto Carneiro, gaúcho, advogado, ecologista mais antigo do pais, beirando os 90 anos, fundou a AGAPAN - Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, juntamente com José Lutzenberger, o grande líder do movimento ecologista gaúcho e nacional. Carneiro sempre foi um incansável batalhador, ao lado de sua companheira Rosa.
No início do século passado, antes mesmo que se falasse em movimento ecologista, o naturalista gaúcho Henrique Luis Röessler, fiscalizava os barbarismos cometidos contra a Natureza, sendo considerado um pioneiro nessa atividade. Publicou centenas de artigos, a maioria deles ilustrados com desenhos de sua própria autoria, sobretudo no tradicional "Correio do Povo", de P. Alegre.
Augusto Carneiro, que foi proprietário de uma livraria na capital gaúcha (Livraria Farroupilha), sede de encontros de bibliófilos e políticos. E como autônomo,sempre trabalhou na venda de livros. Carneiro reuniu grande número de artigos escritos por Röessler e publicou um livro que, de certa forma, eternizou o trabalho daquele pioneiro.
Particularmente, eu me sinto honrado de privar da amizade do Carneiro.
***Na foto (anos 80) : Carneiro (bem à direita, de camisa branca e óculos), o jornalista João Batista Santafé Aguiar (ao centro, com bolsa), também figura importante no movimento ecologista gaúcho e eu (de camisa azul, o terceiro da direita para a esquerda). Ao meu lado, de cabelos brancos, o irmão de Röessler. Estivemos visitando o túmulo do naturalista Henrique Luis Röessler, no cemitério da cidade de São Leopoldo, na Grande Porto Alegre, colocando uma coroa de flores em tributo a tudo que ele fez para proteger a Natureza gaúcha.

Nenhum comentário: