segunda-feira, 21 de novembro de 2011

DICIONÁRIO DA ILHA - James Pizarro


Fernando Alexandre é alagoano, natural de Maceió. Poeta, jornalista, editor,bisneto de açorianos, é proprietário da Editora Cobra Coralina. É casado com Andrea Macedo, sobrinha-neta do Hermes Macedo,jornalista e ilustradora de mão cheia. Eles residem em Pântano do Sul, no sul da ilha de Florianópolis e também têm uma casa no Saquinho.
Na primeira semana que passei aqui em Canasvieiras (março de 2008, quando para cá me mudei), visitei a livraria do Shopping Florianópolis à procura de bibliografia sobre a ilha. E o primeiro livro que comprei foi o "DICIONÁRIO DA ILHA - FALAR E FALARES DA ILHA DE SANTA CATARINA", de autoria do Fernando Alexandre e da Andrea Ramos.
O livro é duma preciosidade ímpar e me tem sido de grande valia.
Mas para provar que este mundo é pequeno, nas andanças pelo mundo virtual, reencontrei uma grande amiga de quase quatro décadas, a Ana Simões. A Ana foi nossa grande amiga e companheira em Curitiba, quando lá eu estive na década de 70 fazendo meu pós-graduação em Ecologia na UFPr. E ela me disse, entre outras coisas, que se formou em jornalismo com a Andrea, na Universidade Federal do Paraná, e seu filho Ricardo é afilhado da Andrea.
A Ana atualmente mora em Joinvile, sendo professora de pós-graduação de universidades catarinenses, também atuando na SECOM da Prefeitura Municipal daquela cidade.
Ana me enviou com este belo poema seu, inspirado no goiano Manoel de Barros :

"A maior riqueza do homem

é a sua incompletude.

Nesse ponto sou abastada.

Palavras que me aceitam como

sou - eu não aceito.

Não agüento ser apenas uma

mulher que abre portas, que puxa válvulas,

que olha o relógio, que compra pão às 6 horas da tarde,

que vai lá fora, que aponta lápis, que vê a uva etc. etc.

Perdoai

Mas eu preciso ser Outras.

Eu penso renovar a mulher

usando borboletas."


Manoel de Barros ( e Ana)
"Ele falou de homens, eu de mulheres" (Ana Simões)

****NA FOTO : Ana Simões

Nenhum comentário: