domingo, 20 de novembro de 2011

FLORIANÓPOLIS : PROJETO TAMAR - James Pizarro


Na ilha de Florianópolis é possível se encontrar as cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil : tartaruga cabeçuda, tartaruga de pente, tartaruga verde, tartaruga oliva e tartaruga de couro.
Na zona leste da ilha, na Barra da Lagoa, funciona o "Projeto TAMAR", sob a responsabilidade do IBAMA - Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos recursos Naturais Renováveis. Os técnicos fazem um trabalho de pesquisa em todas as regiões da ilha para verificar os métodos de pesca e se eles interferem na vida das tartarugas. Os técnicos procuram fazer a conscientização dos pescadores, muito embora alguns sejam renitentes ao tema.
O IBAMA mantém na Barra da Lagoa o "Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas da Barra da Lagoa"que, só em 2007, recebeu 35.000 visitantes, sendo que 5000 era alunos do Ensino Infantil e Fundamental.
Quem quiser visitar o centro, agende uma visita pelo fone 048.3236.2015 ou entre em contato com tamarsul@tamar.org.br
O centro fica localizado na rua Professor Ademir Francisco, s/n, Barra da Lagoa, Florianópolis.
Nas minhas idas e vindas pela ilha, notei que existem dezenas e dezenas de placas nas estradas, principalmente ao longo da SC-401, convidando a população a visitar o centro. Muitas pessoas encontram as tartarugas vivas nas praias e as levam ao centro, onde são tratadas, recuperadas e soltas no mar. A população está cada vez mais envolvida e interessada na preservação destes quelônios.

Nenhum comentário: