sábado, 19 de novembro de 2011

"MANECO" : A UNIVERSIDADE DOS ANOS 60 - James Pizarro





Este é o retrato do paranaense MANOEL RIBAS (nascido em Ponta grossa, em 8/3/1873). Estabeleceu-se em Santa Maria, RS,em 1897, convidado que foi para organizar a Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Em 1932, a convite do presidente Getúlio Vargas, assumiu a interventoria do Paraná, permanecendo neste cargo por 13 anos. Era conhecido pelo apelido de "Maneco Facão", pelo fato de ter demitido milhares de funcionários a bem do serviço público. Morreu em Curitiba em 28/01/1946.
Em homemagem a ele, foi fundado em Santa Maria, RS, o Colégio Estadual Manoel Ribas, o popular "MANECO", onde eu estudei durante toda a minha vida, de lá saindo apenas para cursar a UFSM. Na década de 60, nos papéis timbrados oficiais do colégio, constava embaixo do nome do colégio a seguinte inscrição : "O Colégio Padrão do Rio Grande do Sul". Na realidade, o corpo docente do Maneco era constituído pelos melhores professores do RS, uma verdadeira academia.
"O Colégio Manoel Ribas, tombado como patrimônio histórico municipal desde 1995 e como patrimônio do IPHAE desde 2000, comemorou festivamente seu cinqüentenário no ano de 2003. Seu prédio, com decorativismo discreto e elementos neo-clássicos, suas mansardas (janelas no telhado), balaústres com influência renascentista européia e a planta em forma de bumerangue, fazem dele uma construção bonita, imponente, digna de ser considerada patrimônio histórico.
Com o decorrer dos anos, o prédio foi se degradando, chegando a condições lamentáveis de funcionamento. Foi quando a comunidade escolar se mobilizou no sentido de viabilizar sua reforma. E, em 1998, foi inaugurada sua restauração, dentro das mais modernas técnicas de preservação de estilo. Hoje, com uma estrutura física de qualidade, apresenta amplas salas de aula, laboratórios, biblioteca, espaço cultural para exposições e memorial, sala de teatro e ginásio poli-esportivo. "

Nenhum comentário: