quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

FERNANDO HENRIQUE A FAVOR DA MACONHA...


"O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu ontem (11/02/2009) a descriminalização da posse de maconha para uso pessoal na abertura da 3ª Reunião da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia. A proposta está na declaração da comissão, que será levada à Organização das Nações Unidas. O sociólogo disse que o objetivo é abrir o debate. O tema será discutido com governantes do continente."
(jornais brasileiros em 12/02/2009)
**************************************************
NOTA : Eu trabalho há mais de 13 anos com ressocialização de dependentes químicos e fico petrificado com o afrouxamento moral que pessoas cultas e de responsabilidade pregam. Todo mundo sabe que a droga que serve de porta de entrada para o consumo de drogas mais pesadas é a maconha. Não bastam as drogas lícitas (álcool e cigarro comum), que são as maiores causas previsíveis de morte, pensam em liberar a maconha ? Dei aulas na UFSM e nos cursinhos pré-vestibulares durante 45 anos e sei bem a ruína moral, física, psicológica que as drogas causaram nos alunos usuários, as mortes, a dor impingida aos parentes, que são codependentes.
Como pode um homem da cultura do Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do país, estar levantando esta bandeira ?
Até onde vai a insanidade dos homens de responsabilidade ?

10 comentários:

aminhapele disse...

Por aqui,passa-se uma coisa semelhante:há vários assuntos e problemas sérios a discutir.
Mas,como prioritário,há quem "escolha" um tema fracturante - casamento de pessoas do mesmo sexo.
Todos os outros assuntos ficam esquecidos e vamos lá,durante uns meses,ficar entretidos a trocar repetidos sobre o tal tema fracturante...
É uma técnica política muito usada.

Beth/Lilás disse...

Sabe o que acho? FHC deve estar ficando gagá depois da morte da sua amada ou está fumando muita erva. kkkk
abs carioca

Anônimo disse...

Faz tempo que ouço dizer que a maconha é a 'porta de entrada' para drogas mais fortes. O que eu gostaria de saber é se alguém pode me dizer onde encontrar o resultado científico deste estudo estatístico.
Caso contrário, continuo classificando essa afirmação de preconceituosa e sem fundamento.

antes que a natureza morra disse...

Qualquer enfermeiro ou médico de Hospital Psiquiátrico, qualquer psicólogo ou voluntário, enfim ...qualquer voluntário ou funcionário que trabalhe em comunidades terapêuticas (as chamadas "fazendas") sabe que os internos confessam, nos questionários das anamneses feitas, que começaram pela maconha. É uma coisa tão corriqueira para os profissionais da área que seria primário demais fazer uma monografia estatística sobre o tema.
Países como a Holanda, onde liberaram por alguns anos a venda/uso da maconha, voltaram atrás e voltaram a proibir, porque a descriminalização e venda/uso livre da mesma foi um verdadeiro desastre.
***Sugiro ao leitor que faça como eu : expresse suas idéias e as assine. Meu blog é livre, não faço sobre ele censura alguma. Poderia ter eliminado seu comentário, mas não o fiz, na esperança de que nas próximas vezes assine os mesmos.
Abraço

James Pizarro
18/02/2009

Unknown disse...

A questão da legalização da maconha vai muito além da discussão moral quanto ao seus efeitos sobre um individuo. Concordo que no Brsil sua legalização geraria uma banalização devido ao baixo grau de instrução do povo quanto a droga. Porém é certo que o livre arbitrio é direito de todos, proibir alguem de um ato pessoal é o mesmo que voltar a ditaduro, por isso, sim, sou a favor da descriminalização, mas nao da legalização (no Brasil).
Porém, senhor Pizarro, tenha muito cuidado com o que diz. A maconha não é porta de entrada para outras drogas devido a sua composiçao quimica e seus efeitos sobre o corpo humano, mas sim e somente por ser ilicita. O sujeito que vai ao traficante comprar maconha, tem com o traficante a opção de comprar a cocaina. Se o alcool fosse ilegal, aquele que o comprasse nas mãos de um traficante seria questionado igualmente sobre a cocaina, e ai o alcool seria considerado então porta de entrada.
A questão da maconha envolve muito preconceito. Não duvido que o senhor beba cerveja ocasionalmente, o que impede um cidadão de fumar um baseado ocasionalmente? Será o fim do mundo? Nao! A cabeça das pessoas é feita por conservadores, pais, políticos, polícia. O mesmo que critica a maconha, bebe a semana inteira e fuma dois maços de cigarro por dia.
A liberdade é de cada um para fazer o que quiser sem interferir na liberdade alheia. Comprar de traficantes é matar sim, por isso sou adepto da filosofia do plantio para consumo próprio, não te prejudico ao fumar meu cigarro de maconha, portanto não sinta-se ofendido com o que FHC defende!

Vinícius disse...

"Anônimo Anônimo disse...

Faz tempo que ouço dizer que a maconha é a 'porta de entrada' para drogas mais fortes. O que eu gostaria de saber é se alguém pode me dizer onde encontrar o resultado científico deste estudo estatístico.
Caso contrário, continuo classificando essa afirmação de preconceituosa e sem fundamento."

Concordo com o amigo, fumo maconha a 5 anos e nunca ussei nenhum outro tipo de droga e nem tenho vontade... pra mim é uma afirmação sem fundamentos tb. Mas é assim msm, galera não sabe diferenciar uma coisa da outra, e nós que somos lesados né!?

Anônimo disse...

Quero ser simples e pratico ...

fumo maconha a 5 anos tbm , nunca tive problemas com o efeitoo .. mtoh pelo contrario me faaz feliiizz ^.^

me perguntoo como pode ser droga se é NATURAAL ?

Iguaal a essas existe varias e milharees de outras perguntas q a maioria naum tem resposta ...

então pq "VOCÊS" q critica tanto a maconha e os usuarios ...

pq não tenta respondeer todas essas perguntas q realmentee nãao teem respostas ?

"FUMO e to vivendo , tem gente q não FUMA e esta morrendo"

James Pizarro disse...

From: jamespizarro@hotmail.com
Sent: Tuesday, August 03, 2010 2:03 PM
To: ' Larissa
Subject: Re: [JAMES PIZARRO] Novo comentário em FERNANDO HENRIQUE A FAVOR DA MACONHA....


A cicuta também é natural...rsssssssssss
A estriquinina também é natural...rsssssss
Não sei pq teu perfil está indisponível...rssssssss
Sou um democrata, publiquei teu comentário. E costumos assumir minhas posições, não deixo nada "indisponível".
Quando li "Larissa" pensei que tava lendo "larica"...rssssssss
Como vês, sou feliz e tri-bem-humorado sem usar nada.
E consegui fazer cursos superiores, mestrado, etc...trabalhar 44 anos sem nunca ter faltado o serviço...e agora aos 70 anos faço academia, ando na praia, mantenho 3 blogs, etc...tudo isso sem aditivo químico algum, a não ser minhas serotonina, dopamina, endorfinas cerebrais, etc...
Quantas horas trabalhas por dia...quantos cursos já fizestes...estudas quanto tempo...produzes o que de útil pra ti e para os outros ?
Pq fumar por fumar e passar o dia coçando o saco enquanto o pappy e a mammy sustentam tudo, daí é moleza ficar deitando falação...
Se leres bem o que eu escrevi verás que eu fui contra o que o FHC escreveu...
Mas deixa prá lá.
A vida REAL, a vida na prática, é que vai te provar quem tá certo. Aguardemos o futuro.
Abraço fraterno

James

Willy Matos disse...

Quando se fala de Dependência, não tem como generalizar. Não é por que um fuma e não usa outra coisa que todos os usuários da terra serão iguais.
As drogas agem diferentemente em cada indivíduo, uns se tornam dependentes por terem a determinante biológica para isto, e o caso da maconha ser uma porta de entrada, esta relacionada com a popularidade da erva, fácil de ser encontrada e usada.
Iniciada esta caminhada o acesso a outras drogas se torna mais fácil.
A grande ilusão é achar que a liberação das drogas vai diminuir a violência.Veja o exemplo dos filmes em DVD,você compra os melhores filmes nas lojas legalizadas que pagam seus impostos, e ao mesmo tempo ali na esquina tem o mesmo filme pirata.
Eu te pergunto, a liberação impediu o comércio paralelo?
Assim será com as drogas, sendo liberada os traficantes continuarão vendendo. Com certeza vai piorar como foi na Holanda e em outros paises que o consumo de drogas injetáveis e os suicídios aumentaram.Aqui será um desastre da saúde que sem estrutura não terá como tratar os dependentes, que doentes irão sucumbir diante da droga.
E vc que usa drogas só tenho uma coisa para dizer, "continue usando e veja até onde você aguenta" !

antes que a natureza morra disse...

Registrei teu comentário.
Mas fiquei confuso quanto ao destinatário do teu comentário.
Como eu escrevi a postagem CONTRA a descriminalização, contra a posição do FHC, etc...me pareceu que a redação do teu último parágrafo ficou escrita contra mim, como se eu fosse usuário. Pelo menos ficou dúbio.
Relê minha postagem e verás que sou contra.
Creio que deves ter escrito para o autor de algum comentário à minha postagem.
Abraço fraterno

James Pizarro