terça-feira, 22 de novembro de 2011

CURSO DE ZOOTECNIA DA UFSM - James Pizarro


Uma das coisas das quais mais me orgulho na minha passagem de quase quatro décadas dentro da UFSM foi ter sido co-fundador de três cursos da instituição : Engenharia Florestal, Ciências Biológicas e Zootecnia.
No Curso de Zootecnia criei a disciplina de Ecologia Geral, nos anos 70 e lá ministrei aulas até minha aposentadoria, assim também como dei aulas na Engenharia Florestal e no Curso de Ciências Biológicas.
Lembrei disso tudo porque no dia 13 de maio comemorou-se o "Dia do Zootecnista". A profissão foi regulamentada pela Lei Federal 5550, de 4 de dezembro de 1968. A primeira faculdade de Zootecnia criada no Brasil foi a de Uruguaiana, RS, em 1966, mesmo ano em que me formei em Agronomia pela UFSM. Hoje já existem mais de cem cursos de Zootecnia do Brasil, três deles em Santa Catarina, onde estou residindo desde 8 de março de 2008. Os três cursos catarinenses são : UNOESC (Xanxerê), UDESC (Chapecó) e UFSC (Florianópolis).
Atualmente, em nosso país, estão em atividade 16.000 zootecnistas, atuando em órgãos públicos, empresas privadas, pesquisa, laboratórios, minindústrias, ensino universitário, etc...todos eles visando uma melhor qualidade dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro.
Mesmo longe de Santa Maria, lendo os jornais da terrinha pela internet, não encontrei registro sobre o Curso de Zootecnia da UFSM nem sobre a efeméride de 13 de maio...

Nenhum comentário: