domingo, 20 de novembro de 2011

GUGA : UMA UNANIMIDADE CATARINENSE - James Pizarro




Gustavo Kuerten nasceu em 10 de setembro de 1976 em Florianópolis, onde reside até hoje. Com seus 1m91cm e 75 kg, é profissional do tênis desde 1995. Com sua empunhadura destra, atingiu seu saque mais veloz num jogo realizado em Gstaad, na Suiça, em 1999, com 212 km/h.
Obteve 358 vitórias e 193 derrotas em torneios de simples. Em torneio de duplas, obteve 108 vitórias e 94 derrotas.
Liderou o ranking mundial por 43 semanas ininterruptas, ficando mais tempo na liderança do que tenistas como o alemão Boris Becker e o sueco Mats Wilander.
No ano 2000, fundou o Instituto Guga Kuerten, presidido por sua mãe, Alice Kuerten, que já atendeu mais de 10 mil pessoas em SC.
Foi escolhido pelos tenistas do mundo todo como o jogador "mais acessível e simpático" do circuito mundial, além de ter sido eleito o jogador favorito dos fãs numa votação no site da ATP (http://www.atptennis.com/).
Com três títulos em Roland Garros,é idoladratado pelo público francês, que o chama carinhosamente de "Gugá".
Guga se despediu oficialmente das quadras brasileiras, em abril de 2008, no Torneio Aberto de Santa Catarina, no Costão do Santinho, em Florianópolis. Horas antes dos dois jogos dos quais participou, as arquibancadas já estavam lotadas por 4000 pessoas. Guga se despediu diante dum público emocionado, para o qual ele sempre ofereceu o melhor do seu talento, carinho e simpatia.
Tanto Guga como seu treinador e amigo, Larri Passos, colocaram seus nomes na história do tênis mundial.
Sou testemunho pessoal da condição de ídolo que Guga tem nesta ilha mágica, pois os pescadores falam do tênis e de Guga como se estivessem falando da tainha e do futebol. Guga lhes é familiar. Afinal foi ele que popularizou mundialmente o termo "Manezinho".
Entre as crianças, mulheres e homens adultos, Guga é uma unanimidade.
É um exemplo de carater e de conduta. Pois nunca deixou a glória subir-lhe à cabeça.
Parabéns, Guga !!!

Nenhum comentário: