domingo, 20 de novembro de 2011

FREIRE JR, MEU AMIGO ATOR/DIRETOR DE TEATRO - James Pizarro


Pois minha amizade com o Pedro Mauá Duarte Pinto Freire Jr - conhecido tão somente por Freire Jr - durou coisa de meio século...desde os tempos gloriosos do mais famoso bar que já teve Santa Maria nas décadas de 60/70 : o saudoso MOBY DICK ! Depois das minhas aulas na UFSM e cursinho pré-vestibular (e ele,depois do trabalho na Câmara de Vereadores ou dos ensaios no teatro), nos reuníamos TODAS as noites nesse bar para comer o famoso bife à milaneza do Claúdio e tomar chope. E ali ficávamos a discutir poesia, teatro, declamar, recitar, discutir política. Foi ali que, sob a liderança do Freire, se formou o GVC-Grupo de Vanguarda Cultural, formado pelo Tarso Genro (hoje Ministro da Justiça), João Nascimento (advogado), Tasso Trevisan (médico psiquiatra), Dartagnan Agostini (engenheiro civil), James Pizarro (engenheiro agrônomo), Eliezer Pachecho (historiador), Zuil Pujol (médico cardiologista), Luiz Entges (advogado),etc...Em 2006, eu e o Freire planejamos ensaiar uma peça de teatro : apenas dois atores, que fazem o papel de dois homossexuais. A peça tem um ato só, de 70 minutos, com os dois sentados num banco de praça, à noite, conversando. Era de autoria do Edward Albee e se chamava "O Zoológico". Chegamos a ler juntos o texto. Freire, às gargalhadas, me dizia : "Vai ser o maior sucesso teatral de S. Maria...e também um escândalo, eu uma bicha velha e histérica e tu fazendo o papel duma bicha gorda e escandalosa !". Infelizmente, Freire faleceu em 2007, vítima de complicações pulmonares advindas do tabagismo. Nas vésperas de levar à cena sua peça de número 100, deixou a cidade culturalmente mais pobre. E os amigos íntimos aflitos. Saudosos. E melancólicos.

Nenhum comentário: