domingo, 20 de novembro de 2011

MEU AMIGO CINEASTA, SÉRGIO DE ASSIS BRASIL - James Pizarro




Sérgio de Assis Brasil foi meu amigo do peito pelo menos durante 50 anos, desde o tempo em que ele tocava na banda do Irmão Leão, do Colégio Santa Maria e eu tocava na Banda do Maneco, do Colégio Estadual Manoel Ribas.
Companheiro de passeios pela parte inicial da rua Dr. Bozano (chamada "Primeira Quadra", depois "Calçadão"), companheiro de Rádio Universidade, companheiro de UFSM. Trabalhamos juntos, como radioatores, nas radionovelas escritas pelo João Teixeira Porto, "As Aventuras do Sapinho Hortêncio", onde eu fazia o papel do próprio. E muito principalmente companheiro dos churrascos do meu pai, na famosa "Churrasqueira do Véio Alfeu", como o próprio Serginho carinhosamente chamava. Nossos filhos eram pequenos e lá frequentavam, juntos com a minha mulher, Vera Maria e com a mulher do Serginho, a Ana Maria.
Tive a oportunidade de realizar com o Sérgio o PRIMEIRO AUDIOVISUAL DE ECOLOGIA feito no RS,sendo eu o autor dos textos e roteiro, e ele o autor de todas as fotos e da seleção musical. O lançamento foi feito no auditório do Colégio Centenário, completamente lotado, com a presença do lider da ecologia brasileira, José Lutzemberger.
Por ocasião do seu prematuro desaparecimento, tive a oportunidade de publicar em "A RAZÃO", no dia do enterro, uma crônica/poema falando sobre ele. Nossos filhos, hoje adultos, foram amigos da noite em Santa Maria.
Em 13 de novembro de 1999, o jornal "A RAZÃO" publicou o perfil do Serginho, que faz uma sinopse da sua vida e da sua personalidade. Transcrevo esta matéria :

"Nosso convidado deste final de semana é Sérgio Assis Brasil, diretor do vídeo que conta, através de narrativa e dramatização, as passagens mais marcantes da vida do idealizador e criador da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Sérgio é formado em Direito, mas sua realização pessoal está no trabalho com televisão e cinema, onde concentra todas as suas forças no momento. Sua simplicidade e profissionalismo contribuíram para o desenvolvimento de sua brilhante carreira de diretor e produtor. Conheça seu trabalho, suas manias e experiências, numa síntese publicada numa entrevista dada ao jornal A RAZÃO, de Santa Maria, RS. 
Nome: Sérgio de Assis Brasil.
Formação: Bacharel em Direito.
Especialidade: Cinema e televisão.
Nascimento: 02/08/1947.
Signo: Leão.
Naturalidade: São Gabriel.
Filiação: Ruy e Zilda de Assis Brasil.
Nome da esposa: Anamaria Bragança Moraes de Assis Brasil.
Formação dela:Artes Plásticas.
Filhos: Gustavo, Tiago e Renata.
Definição de si mesmo: Uma pessoa comum.
Filosofia de vida: Dividir para receber.
Como é o teu dia-a-dia: Depende da atividade, detesto rotinas.
Vocação: Sou realizado na minha atividade.
Uma recordação: Todas as boas.
Livro de cabeceira: Leio vários ao mesmo tempo.
Atualmente estou lendo "Esculpir o Tempo", de Andrei Tarkovski , " O Cinema no Século", de Ismail Xavier, "Magus, tratado completo de Alquimia e Filosofia Oculta, de Francis Barret".
Mais tempo para: Ir ao cinema.
Do que gosta: Privacidade em alguns momentos.
Do que não gosta: Magoar as pessoas.
Regime: Somente por recomendação médica.
Ginástica: Sempre que posso.
Atividade esportiva: Nenhuma.
O que te emociona: Depende de cada ocasião.
Qualidade essencial em um amigo: Sinceridade.
O que fez que gostaria de não ter feito: Magoado pessoas.
Roupas: As mais simples possíveis.
Marca pessoal: Sinceridade.
Personalidade que admira: H. Spencer Lewis, Divaldo Pereira Franco e Mariano da Rocha.
Sonho: Atualmente, realizar meu filme e formar uma equipe em Santa Maria.
Vida social: Quando necessário.
O que faria se ganhassena loteria: Não jogo.
Comida preferida: Culinária Gaúcha.
Restaurante: Prefiro tele-entrega.
O supérfluo indispensável: Telefone celular.
Superstição com dinheiro: Jamais.
Viagem que marcou: A primeira, de noturno para Porto Alegre, com meu pai, minha mãe e minha irmã.
Projetode viagem: Vou ao Rio todos os anos com minha família.
Se considera vaidoso: Sim.
Onde e como tudo começou na tua carreira na área de Comunicação Social? Um dia ajudei minha mulher bater fotos. Olhei o resultado e vi que tinha facilidade para essa atividade. Não parei mais.
Quanto tempo as fotos fizeram parte de tua vida? Fazem até hoje.
O que significou produzir o vídeo de Mariano da Rocha que vai ao ar este final de semana? Uma honra e uma grande responsabilidade ter sido indicado pela RBSTV para dirigir esse trabalho. Foram fundamentais a pesquisa da professora Eugênia Mariano da Rocha e o roteiro do Marcello Esteves. A pesquisa destacou fatos marcantes na trajetória de Mariano e o roteiro definiu a linguagem do vídeo. Depois veio todo o trabalho de produção, da Liziê Antonello, da Daniela Hinerasky e do meu assistente, Fabiano Fogiatto. TV é equipe, o diretor é um detalhe. Mais de 30 pessoas se envolveram no projeto.
O filme Manhã Transfigurada surgiu de um sonho? Todos os trabalhos que realizei e que não foram encomendados surgiram de um sonho. Manhã Transfigurada é o maior deles.
Quis as próximas etapas para o cinema em nossa cidade? Formar um grupo de realizadores.
As leis de incentivo facilitaram o trabalho dos produtores? Auxiliaram mas não facilitaram. Melhor se não fossem necessárias.
Como é trabalhar em família nesta produção? As idéias fluem mais? Sérgio de Assis Brasil, diretor, Luiz Antonio de Assis Brasil, escritor e Gustavo de Assis Brasil, autor da trilha. As coisas acontecram ao acaso, não foram premeditadas. Mas e muito gostoso trabalhar com pessoas tão próximas e amigas.
Ter um filho despontando na música e muito longe daqui é motivo de orgulho? O Gustavo persegue este sonho há muito tempo e está conseguindo. Atualmente está em Boston convivendo com os melhores músicos de jazz do mundo. Qualquer pai teria orgulho um filho assim. Tenho aprendido muito com ele.
Uma mensagem: Viver em paz com sua consciência.
PING PONG
Família: Fundamental.
Mania: Água na cabeceira.
Hobby: Cinema.
Viagens: Quando necessário.
Bebida: Água.
Comida: Espinhaço de ovelha.
Cor: Depende da combinação.
Número: Três.
Carro: O meu.
Perfume: Os que ganho.
Vida: Com a família.
Saúde: Cuido sempre.
Dança: Somente assisto."


Nenhum comentário: